Presidente Lula embarca para agenda de seis dias na Região Norte

O principal compromisso é a Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9, em Belém, no Pará

Presidente Lula embarca para agenda de seis dias na Região Norte | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu de Brasília com destino à Região Norte do país, onde terá uma agenda até a próxima quarta-feira (9). O ponto central de sua programação será a participação na Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 8 e 9, em Belém, no Pará. Nessa reunião, os líderes dos oito países amazônicos se reunirão com o objetivo de discutir uma política conjunta de desenvolvimento sustentável para a região. 

Hoje, Lula vai a Parintins, no Amazonas, para a cerimônia de relançamento do Programa Luz para Todos. Também haverá a inauguração da interligação de municípios do Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica e a assinatura de ordem de serviço para o Linhão Manaus-Boa Vista (RR), que também interligará Roraima ao SIN. 

Ontem, durante entrevista a rádios dos estados amazônicos, o presidente Lula anunciou seu compromisso em restabelecer a relação energética com a Venezuela. Entre 2001 e 2019, o estado de Roraima era suprido com energia elétrica por meio do Linhão de Guri, que conectava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz. No entanto, após uma série de apagões no país vizinho em 2019, o fornecimento foi interrompido, levando Roraima a depender de energia de termelétricas, uma solução mais custosa e poluente.  

ENERGIA ELÉTRICA

O Luz para Todos tem como conceito garantir o fornecimento de energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal. De acordo com a Presidência da República, o programa se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Após concluir sua agenda em Parintins, Lula prossegue sua visita à Região Norte do Brasil, dirigindo-se a Santarém, no estado do Pará, onde passará o fim de semana. Na segunda-feira (7), o ex-presidente tem programada a inauguração da Infovia 01, um projeto integrante do programa Norte Conectado. Essa iniciativa consiste em uma conexão de 1,1 quilômetro de cabo de fibra óptica, estrategicamente implantado no leito dos rios amazônicos, que interliga a cidade paraense a Manaus.  

Esta infovia também leva conectividade para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. O programa conta, no total, com oito infovias que irão atender 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. 

Nos dias 8 e 9, o presidente da República estará em Belém para a Cúpula da Amazônia, última agenda na região. Já nos dias 10 e 11, Lula irá ao Rio de Janeiro, onde inaugura a expansão do BRT da cidade e lança o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES