Presidente Lula escolhe Paulo Gonet para PGR; STF segue indefinido

Escolha de Gonet deve ser oficializada na próxima semana

Paulo Gonet | Antonio Augusto / TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão de nomear Paulo Gonet Branco como procurador-geral da República, conforme informações reservadas de ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha deve ser oficializada na próxima semana. Paulo Gustavo Gonet Branco é jurista, professor e procurador, sendo membro do Ministério Público Federal desde 1987.

Inicialmente, Lula considerou uma nomeação simultânea para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a cadeira vaga no STF desde a aposentadoria de Rosa Weber em outubro. Contudo, o presidente optou por resolver primeiro o impasse na PGR para depois decidir sobre o novo ministro do Supremo.

A definição sobre a escolha para o STF ainda não está estabelecida se ocorrerá este ano ou no início de 2024. O governo busca garantir que, ao indicar o ministro ainda este ano, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realize a sabatina do candidato antes do recesso de dezembro. Os principais candidatos para o STF são o ministro da Justiça, Flavio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, com Messias ganhando mais força recentemente.

Para a PGR, Gonet conta com o apoio dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Sua atuação enfática na defesa da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conquistou a simpatia do presidente Lula.

Lula teve dúvidas entre três candidatos - Gonet, Antonio Carlos Bigonha e Aurélio Rios - e após conversas, optou pelo primeiro. Bigonha tem ligações com setores do PT, enquanto Aurélio Rios estava em posição mais distante na disputa. Após as indicações, os escolhidos para a PGR e o STF precisarão passar por sabatina na CCJ e ter seus nomes submetidos à votação no plenário do Senado antes de assumirem os cargos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES