Presidente Lula indica Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet para a PGR

Nomes têm o apoio de ministros da Corte, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; indefinição levou dois meses

Lula indica Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet para a PGR | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu nesta segunda-feira duas indicações que estavam abertas há dois meses: o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) foi escolhido para o Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto o subprocurador-geral Paulo Gonet é o nome para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Os dois nomes têm o apoio de ministros da Corte, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

Em ambos os casos, registrou-se um tempo recorde para as decisões: no contexto do STF, foi o período mais extenso já observado durante os dois mandatos de Lula, comparado com suas anteriores nomeações; no que diz respeito à PGR, foi a escolha mais demorada entre todos os presidentes.

A vaga no STF permanecia aberta desde 29 de setembro, enquanto a da PGR estava vaga desde 26 do mesmo mês. Após diversas deliberações, a decisão foi indicada por Lula durante uma reunião com os ministros do STF Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin na semana passada. Dino possui uma relação próxima com Gilmar e Moraes, e a possibilidade de sua nomeação sempre foi bem recebida por ambos os ministros do Supremo. 

O ministro Flávio Dino usou as redes sociais para comentar a decisão de Lula em indicá-lo ao STF. Segundo Dino, é mais um reconhecimento profissional e uma confiança na sua dedicação à nação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES