Presidente Lula lamenta morte de Zagallo: 'Exemplo de brasileiro“

Ex-jogador e ex-técnico de futebol morreu na noite de sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro.

Lula lamenta morte de Zagallo: 'Exemplo de brasileiro" | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste sábado (6) a morte do ex-jogador e ex-técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo. Em uma mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), o presidente afirmou que Zagallo era um "exemplo de brasileiro".

Veja a íntegra do texto abaixo:

"Mario Jorge Lobo Zagallo foi um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil.

Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como jogador, campeão e vice campeão como treinador e campeão como coordenador da seleção em 1994. O único a participar de quatro conquistas mundiais, dirigiu o maior time de futebol da história, a seleção brasileira de 1970.

Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial.

Nesse momento de despedida, minha solidariedade aos familiares de Zagallo, seus filhos e netos, aos amigos e aos milhões de admiradores."

Natural de Atalaia (AL), Zagallo morreu às 23h40 desta sexta-feira (5), aos 92 anos.

Um dos grandes nomes da história do futebol mundial, ele foi a única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico.

Ainda esteve no comando da Seleção em 1974 (quarto lugar) e 1998 (vice-campeão), além de ter sido novamente coordenador em 2006.

Com idade avançada, Zagallo vinha com a saúde fragilizada há alguns anos. Em setembro de 2023, ficou cerca de 20 dias no hospital com infecção urinária.

No dia 26 de dezembro, foi novamente internado no Hospital Barra D'Or e morreu na noite desta sexta, vítima de falência múltipla dos órgãos, resultante de progressão de comorbidades previamente existentes.

Além de Lula, outros políticos também lamentaram a morte do ex-futebolista: Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços:

"'Vocês vão ter que me engolir!' O Brasil perdeu hoje um dos maiores nomes do seu futebol. Zagallo foi um homem de talentos múltiplos, tendo contribuído, decisivamente, para alçar o futebol brasileiro ao status de verdadeira arte. Foi campeão do mundo na Suécia (1958) e no Chile (1962), como jogador; no México (1970), como técnico; e nos EUA (1994), como treinador. Que sua simplicidade e sua garra sirvam de exemplo para nosso esporte."

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado:

"O Brasil se despede de Zagallo, um dos maiores nomes do futebol mundial, que faleceu nesta sexta-feira, aos 92 anos. Dono de um feito raro por ter conquistado 4 Copas do Mundo como jogador e treinador, Zagallo deixa um legado para as gerações, que podem se inspirar no seu espírito desportivo e na sua paixão pelo Brasil. Presto meus sentimentos aos familiares, amigos e aos inúmeros admiradores."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES