Presidente Lula lança Programa Brasil sem Fome durante visita ao Piauí

O evento de apresentação do Programa Brasil Sem Fome conta com a presença de representantes de 24 ministérios

Presidente Lula lança Programa Brasil sem Fome durante visita ao Piauí | David Carvalho/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente finalizou a sua fala durante o lançamento do programa "Brasil Sem Fome" tecendo afagos ao estado do Piauí. Lula disse considerar os piauienses como seus filhos e agradeceu pelos quatro mandatos concedidos ao ex-governador Wellington Dias.

“Eu pessoalmente gosto do Piauí, vim aqui pela primeira vez em 80 e o Rafael não era nem nascido. O meu carinho pelo povo desse Estado é como se todos vocês fossem meus filhos. “Graças a Deus, quando eu venho no Piauí e vejo a evolução desse Estado, tenho que agradecer a vocês, agradecer por votar no índio para ser governador 4 vezes, esse índio é muito esperto, ele não pedia audiência, na sexta à tarde ele me ligava e sugeria uma conversinha no fim da tarde e saia de lá com muitos projetos, ele é tão esperto que conseguiu encontrar um mais esperto que ele, vocês não sabem a qualidade do governador que elegerem, vocês vão ter muito orgulho com o que esse governador fará pelo Estado”, disse o presidente.

Lula falou ainda sobre o Bolsa Família e seus impactos positivos na vida do brasileiro. De acordo com ele, a ideia é que não seja um programa permanente, mas uma solução temporária até reduzir a desigualdade social do país.

“O Bolsa Família não é uma solução definitiva, é uma solução até arrumarmos definitivamente a casa. Nós queremos ter uma casinha para morar, uma mesa farta de manhã, de tarde e de noite, e isso a gente pode oferecer, o problema é que a riqueza produzida nesse país não é repartida em igualdade de condições, por isso tenho obsessão em fazer a economia crescer, gerar emprego às pessoas, comprar um carro, uma moto, porque o pobre não pode abrir a geladeira e tomar uma cerveja gelada?”

“Eu quero é que o povo compre comida, compre pizza, tenha uma vida melhor. Esse é o Brasil sem Fome, o Btasil sem fome é isso. Estamos uma batalha que não é fácil, pegamos esse Governo destruído, recebemos o Brasil em primeiro de janeiro nem Orçamento tinha, se não fosse o Marcelo Castro ajudar, não íamos ter dinheiro nem pro Bolsa Familia, pegamos o Brasil com 14 mil obras paradas, a nossa tarefa é reconstruir esse país dar decência às pessoas. Vamos recriar outra vez, as pessoas precisam passar bem, precisam se tratar bem”

O líder da República lembrou a infância pobre, reverberando que nasceu em Pernambuco, mas só foi comer pão pela primeira vez quando foi para São Paulo. “Fui morar numa casa que era quarto e cozinha e moravam 13 pessoas (...) Comer que era bom, era muito dificil, por isso é que a questão da fome e uma coisa que mexe muito comigo, todo mundo sabe o que é o sofrimento de uma mãe que coloca uma criança para dormir com fome ”, disse.

"Se dependesse do povo do Piauí não teríamos saído da presidência nunca", disse o presidente Lula ao lembrar que a votação do Partido dos Trabalhadores foi alta no Estado não somente em 2022. Para consolidar a solenidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que cria o programa Brasil Sem Fome, sendo acompanhado pelos ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

O chefe do executivo estadual piauiense também fez questão de ressaltar o trânsito livre que encontra com os ministros escolhidos pelo presidente. Fonteles destacou ainda que Lula não olha para o partido ou para quem cada um votou na última eleição, mas que reconhece uma "quedinha" do presidente pelo Piauí.

"Hoje, o senhor está de parabéns, os seus ministros aqui todos, sem nenhuma exceção, estão de portas abertas para os governadores e para os prefeitos. E o senhor, como um republicano, estadista, mesmo aqueles que não votaram em vossa excelência, o senhor é presidente, de todos os brasileiros e brasileiras, o senhor abre as portas para todos. Mas, como disse o Marcelo Castro, a gente sabe que no seu coração tem uma quedinha pelo Piauí, por isso que a gente é melhor tratado e eu não tenho nada a reclamar do seu Governo. Se tiver que reclamar, eu vou lhe avisar. Agora, mas até agora, sempre, sempre, todos os ministros e ministras do seu governo tem nos recebido muito bem".

Rafael Fonteles, governador do Piauí, lembrou de uma visita do presidente Lula ao estado na década de 80, quando era metalúrgico e líder de movimento de trabalhadores. “O povo do Piauí tem uma gratidão, por vossa excelência, porque o senhor já fez muito pelo nosso povo, conhece  esse povo, antes mesmo de ser presidente da república, quando veio na época de 80. O senhor visita o nosso estado, não apenas a capital, como vários municípios do interior do estado. E a gente estava com saudades”.

"O senhor escolheu o Piauí, porque o Piauí é exemplo no combate à fome, por causa do governo de vossa excelência, e dos governos de Wellington Dias. O Piauí mostrou ao Brasil e ao mundo como é possível, mesmo um Estado com a pequena arrecadação tirar o povo da fome e da extrema pobreza".

Já o senador Marcelo Castro ressaltou a escolha de Lula para lançar o Brasil Sem Fome no Piauí, entre as 27 unidades da federação. "O presidente Lula está começando o seu governo, e os dois maiores programas que ele vai lançar no seu governo, dentro das 27 unidades da Federação, ele escolheu exatamente lançar aqui."

"Eu fui relator do Orçamento e não tinha dinheiro para nenhum programa. Eu me reuni com a sua equipe de transição, que proporcionou que nós estivéssemos aqui, lançando o Programa de Aceleração do Crescimento e o programa do Brasil Sem Fome. Agora, presidente, de certa forma, o senhor é vítima de uma certa mentalidade. Quando o senhor entrou a primeira vez no governo, havia uma responsabilidade muito grande e como é que a economia se comportaria? Quando o senhor entrou agora de novo no governo, a QUAEST fez uma pesquisa lá no meio da Faria Lima, os famosos empresários, e pasmem, mais de 90% dos empresários da Faria Lima no Brasil não acreditavam na economia do presidente. Agora, é a mesma coisa, na primeira semana de Governo fez outra pesquisa e não acreditavam e agora já baixou para menos de 40 % e no final de ano nós vamos zerar, todo mundo estará acreditando seu governo".

O ministro piauiense Wellington Dias iniciou a sequência de falas no lançamento do programa que faz parte de sua pasta. No discurso, Wellington destacou que o foco prinicpal do programa Brasil Sem Fome é reduzir a fome, a pobreza e a desigualdade.

"Um Brasil que o senhor deixou com a presidente Dilma, tirado do mapa da fome, da insegurança alimentar e nutricional, tínhamos reduzido a pobreza e feito, inclusive, crescer a classe média do Brasil. Em um golpe justificado hoje pelo próprio judiciário, quando tiraram a presidente DIlma, levaram o Brasil ao retrocesso. E a consequência daquele golpe é que a gente alcançou, já em 2021, o Brasil de volta ao  ampa da fome com 33 milhões de brasileiros passando fome".

Quando perguntado, presidente, quem é que não faz as 3 refeições por dia, veja que o sudeste com 31,7%, o nordeste com 24%,  o norte com 27%, o centro-oeste com 29% e o sul com 25%. A fome também teve uma mudança com relação aquela fase lá atrás do Brasil Sem Fome. Hoje nós assumimos um compromisso, o compromisso estabelecido em três grandes objetivos. O primeiro, nós vamos de novo tirar o Brasil do mapa da fome. Aqui também um compromisso, presidente. A partir do início do seu governo, ano a ano, nós vamos estar acompanhando um conjunto de ações monitoradas para novamente reduzir a pobreza no Brasil.

O evento de apresentação do Programa Brasil Sem Fome conta com a presença de representantes dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial  de  Segurança Alimentar  e  Nutricional (CAISAN). Entre eles, estão os  Ministérios  da  Cultura, Educação, Fazenda, Agri-cultura  e  Pecuária, Saúde, Cidades  e  Mulheres.  

Embora todos os 24 ministérios enviem representantes para o evento, é válido observar que nem todos os titulares das pastas estarão presentes. O Plano Brasil Sem Fome engloba uma rede de 80 ações e programado Governo  Federal, abrangendo mais de 100 metas organizadas em três eixos principais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES