Presidente Lula quer definir reforma ministerial antes de viagem ao Piauí

A hipótese de dividir o Ministério do Desenvolvimento Social ganhou força nos últimos dias, segundo fontes do Planalto e do Centrão.

Lula quer definir reforma ministerial de viagem ao Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a pessoas próximas o seu desejo de finalizar a reforma ministerial até quarta-feira, dia 30, um dia antes de sua viagem ao Piauí, onde está programado o lançamento do programa Brasil Sem Fome, em parceria com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. 

A questão da reforma ministerial foi discutida na manhã desta segunda-feira, dia 28, no Palácio da Alvorada, durante a primeira reunião de Lula após seu retorno de uma série de compromissos no continente africano. As informações são do jornalista Guilherme Balza, da GloboNews.

A hipótese de dividir o Ministério do Desenvolvimento Social ganhou força nos últimos dias, segundo fontes do Planalto e do Centrão. Antes de viajar à África, Lula deu uma tarefa a Padilha de desenhar um cenário com a divisão da pasta. Na nova configuração elaborada pelo ministro, Wellington Dias continuaria ministro do Desenvolvimento Social, comandando o Bolsa Família e políticas de segurança alimentar e economia solidária.

Quanto ao novo ministério, ainda sem um nome oficial, há planos de designar o deputado federal André Fufuca, líder do PP, para liderar o setor. Nessa função, ele teria sob sua responsabilidade toda a rede de assistência social, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Fundo de Assistência Social, que receberá recursos das emendas parlamentares.

Embora a proposta ainda não tenha sido oficialmente apresentada ao Partido Progressista, fontes internas demonstram preocupações em relação a essa possibilidade, argumentando que o ministério poderia ficar com poucos recursos e atribuições. O Partido Progressista, liderado por Fufuca e Arthur Lira, também está em negociações para assumir o controle da Caixa Econômica Federal, sendo a ex-deputada Margarethe Coelho a candidata mais cotada.

Quanto ao Republicanos, inicialmente, havia a perspectiva de que o partido assumisse o Ministério de Portos e Aeroportos. No entanto, nos últimos dias, o Ministério do Esporte voltou a ser discutido como uma alternativa. Isso ocorre devido a divergências dentro do governo sobre a entrega dessa pasta ao partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Um ponto de contenda é o Porto de Santos, onde Tarcísio apoia a privatização da administração do terminal, enquanto o presidente Lula é contrário. Independentemente do ministério atribuído, o futuro ministro do Republicanos será o deputado Silvio Costa Filho, representando Pernambuco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES