Presidente Lula se reúne com governadores de SP, RJ e MG para isolar Bolsonaro

Presidente pretende encontrar com todos os governantes de todas as unidades da federação ainda no primeiro semestre deste ano

Presidente Lula se reúne com governadores de SP, RJ e MG para isolar Bolsonaro | Foto: Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne em uma semana com os governadores dos três estados que representam os principais colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.

Esses encontros visam fortalecer a influência de Lula nas eleições municipais e reduzir o espaço político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), todos os governadores sendo de oposição a ele.

O último desses encontros ocorrerá nesta quinta-feira (7) em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, marcando a primeira visita de Lula ao estado durante este terceiro mandato como presidente. Lula compartilhará o palanque com o governador Romeu Zema (Novo), que apoiou Bolsonaro nas eleições de 2022 e frequentemente critica Lula.

Na terça-feira (6), Lula participou da cerimônia de entrega de 832 apartamentos em Magé, ao lado do governador Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro. Apesar das vaias, Castro enfatizou que Lula é bem-vindo e que as eleições já passaram. Lula, por sua vez, respondeu com gestos de reciprocidade.

SÃO PAULO

Na sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou Santos para anunciar, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), investimentos na construção de um túnel que ligará a cidade ao Guarujá. Esses investimentos serão financiados com recursos provenientes tanto do governo federal quanto do estadual.

Durante o evento, Lula descreveu a solenidade como um "ato civilizatório" e assegurou a Tarcísio, que é filiado a um partido de oposição ao governo federal, que a administração estadual receberá "todo o apoio necessário" por parte do governo central.

MINAS GERAIS

De acordo com aliados de Lula, a estratégia envolvendo os três governadores visa isolar o ex-presidente Jair Bolsonaro, buscando trazer o debate para o campo da "política normal", onde aliados e adversários compartilham o mesmo espaço.

Simultaneamente, essa iniciativa busca romper a bolha de apoiadores de Bolsonaro, um movimento que se desenrola em 2024, durante as eleições municipais, mas com vistas para as eleições de 2026. Vale ressaltar que em 2022, Minas Gerais foi o único estado do Sudeste onde Lula venceu, e com uma margem de votos apertada.

Durante sua visita ao estado nesta quinta-feira, Lula está agendado para se encontrar a sós com Romeu Zema. Este encontro foi solicitado pelo político mineiro, que pretende discutir questões estaduais que envolvem o governo federal. Zema já manifestou publicamente que, apesar das diferenças políticas, valoriza o diálogo e considera Lula "bem-vindo" em Minas Gerais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES