Primeiro-ministro de Israel diz que falas de Lula são “vergonhosas e graves”

A declaração veio logo após ser questionado sobre o corte de repasses feitos por vários países a agência UNRWA

Primeiro-ministro de Israel diz que falas de Lula são "vergonhosas e graves" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o presidente Lula comparar a guerra entre Palestina e Israel com o Holocausto, O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que vai convocar o emvaixador do Brasil para  "uma dura conversa de repreensão". Por meio do X (ex-Twitter) neste domingo (18) Netanyahu respondeu às falas de Lula.

O primeiro-ministro destacou que Lula envergonha o país com as comparações. “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender".  "Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha".

As declarações de Lula aconteceram durante uma entrevista em Adis Abeba, na Etiópia. No país, o presidente participou da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente. "O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus", disse.

A declaração veio logo após ser questionado sobre o corte de repasses feitos por países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido, para à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que presta assistência aos refugiados palestinos, a UNRWA.

No final de janeiro, a UNRWA foi acusada por Israel de fazer parte de ações terroristas junto ao Hamas. Após isso, vários países anunciaram o corte de repasse à agência. O governo brasiLeiro entretanto, disse que vai prestar ajuda humanitária à UNRWA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES