Primeiro-ministro palestino renuncia; Abbas ainda precisa aceitar decisão

Shtayyeh é integrante do partido que exerce uma governança limitada sobre partes da Cisjordânia

Primeiro-ministro palestino renuncia; Abbas ainda precisa aceitar decisão | Foto: Reprodução/Vatican News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mohammad Shtayyeh, primeiro-ministro palestino, anunciou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira, 26 de fevereiro. Shtayyeh é membro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), um partido estabelecido há três décadas, que exerce autoridade em áreas restritas da Cisjordânia ocupada. 

"Apresentei a demissão ao líder [da ANP, Mahmud Abbas] em 20 de fevereiro e a submeto hoje por escrito", afirmou Shtayyeh, antes de explicar que a decisão acontece "à luz dos fatos relacionados com a agressão contra a Faixa de Gaza e a escalada na Cisjordânia e Jerusalém".

Shtayyeh afirmou que, devido à nova dinâmica na região, Gaza necessita passar por uma transição governamental, levando-o a tomar a decisão de renunciar. O primeiro-ministro palestino assumiu o cargo em 2019. 

Desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro de 2023, o líder da ANP tem sido criticado por sua "impotência" diante dos bombardeios israelenses na Faixa e do aumento da violência na Cisjordânia ocupada. Há cerca de 17 anos, a liderança palestina está dividida entre a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

“[O novo momento] exigirá acordos governamentais e políticos que levem em conta a realidade emergente na Faixa de Gaza, bem como a necessidade urgente de um consenso palestino”, afirmou Shtayyeh. Além disso, "é necessária a extensão da Autoridade Nacional Palestina sobre todo o território”.

No entanto, a renúncia de Shtayyeh ainda precisa ser aceita pelo líder da ANP, que pode solicitar que ele permaneça como interino até que um substituto seja nomeado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES