Primeiro Plano Estadual de Segurança Pública do Piauí é aprovado

I Plano Estadual de Segurança Pública foi aprovado e publicado no Diário Oficial.

Plano Estadual de Segurança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa aprovou o I Plano Estadual de Segurança Pública, que foi publicado no Diário Oficial do Estado. O decreto já está em virgor e os efeitos retroagem a 28 de março, convalidando atos praticados sob a regênia do Plano Estadual de Segurança Pública.

Segundo o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, o Plano Estadual de Segurança já é fato no Piauí. "O que se está determinando é o realinhamento ao Plano Nacional por força desse Decreto Federal".

O decreto levou em conta o decreto federal 10.822, de 28 de setembro de 2021, que instituiu o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, do qual destaca-se o seguinte excerto “Os Planos Estaduais e os Planos Municipais de Segurança Pública" são peças essenciais no contexto da efetiva implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, assim como do funcionamento eficaz de todo o Sistema Único de Segurança Pública.

Para a gestora, é importante que os Planos dos entes federativos estejam alinhados tanto ao Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030.

Plano Estadual de Segurança Pública é aprovado (Divulgação)

Diálogos com a comunidade

O Plano adota como metodologia, diálogos com a comunidade diretamente interessada, comunidade científica, representantes de entidades governamentais e de entidades sociais e profissionais de segurança pública. 

O percurso metodológico iniciou com o levantamento e apresentação contextualizada de um breve cenário atual das instituições de segurança pública (CBM, PC e PM) nas dimensões pessoais e materiais, além do cenário de violência praticada em face da população, expresso por dados estatísticos que confirmam a necessidade de se ordenar o planejamento da segurança.

De acordo com informações publicadas no Diário Oficial, as ações que antecederam a elaboração do Plano de Segurança garantiram a participação direta da comunidade por intermédio da realização de treze plenárias públicas nominadas por “Diálogos Territoriais: Segurança, Participação e Desenvolvimento Sustentável", ocorridas nos doze Territórios de Desenvolvimento e um específico na capital. Foram convidadas, além da comunidade em geral, autoridades locais, professores (as), lideranças comunitárias, sindicais, políticas e representantes de movimentos sociais.

Piauí tem plano estadual  de segurança aprovado (Divulgação)

Alinhamentos

Para a elaboração do primeiro Plano Estadual de Segurança Pública, a Secretaria de Segurança se alinhou às premissas internacionais, nacionais e estaduais relacionadas com o tema, com vistas à busca de qualidade de vida e desenvolvimento humano tomando por base os princípios da reserva do humano, que posiciona o ser humano no centro dos estudos; da dignidade humana, modelo de gestão pautado no respeito à subjetividade humana, da boa administração pública, visando eliminar todas as formas de discriminação; da Integralidade e da gestão democrática, que visa a participação da comunidade na gestão da segurança pública.

Entre os principais eixos norteadores do Plano estão a valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Governança da segurança; Segurança e participação social e Prevenção social do crime e da violência e construção da cultura de paz e Segurança e dinâmica socioeconômica dos territórios.

O Plano inaugura um novo paradigma nas políticas de segurança pública: o do planejamento participativo pautado na Política de Desenvolvimento Territorial do Estado do Piauí e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do PNUD/ONU.

Dados da segurança no Piauí

O Piauí possui 3.118.360 habitantes distribuídos em 224 municípios dos quais 814.230 residem na capital (IBGE 2010).

A segurança pública do Estado está estruturada em 173 unidades, sendo 7 unidades dos bombeiros (4 na capital - duas de apoio e 3 no interior); na Polícia Civil são 103 unidades de delegacia - 52 na capital ou 1 policial para cada 15.600 habitantes e 38 no interior 1/2.304), 4 unidades periciais - uma no interior (Parnaíba) e 9 unidades administrativas policiais.

Na Polícia Militar são 65 unidades, sendo 4 unidades de apoio (3 na capital e 1 no interior); 22 Batalhões (13 na capital e 9 no interior) e 39 Companhias Operacionais (18 na capital e 21 no interior).

O Estado conta com um efetivo de 7.925 profissionais de segurança pública, sendo 320 bombeiros (as) militares, 1.669 policiais civis - 1.020 na capital (61,11%) e 649 no interior (38,89%); 5.936 policiais militares – 3.283 na capital (55,30%) e 2.653 no interior (44,69%) (SSP, 2017).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES