Primeiros 100 denunciados pelos atos de 8 de janeiro tornam-se réus

STF formou maioria no final da noite desta quarta-feira (19) com os votos de 5 ministros acompanhando o voto do relator

STF foi um dos prédios mais atacados em 8 de janeiro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No final da noite desta quarta-feira (19) o Supremo Tribunal Federal formou maioria para tornar réus os 100 primeiros denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Acompanharam o voto favorável do relator, Alexandre de Moraes, os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, em votação realizada no plenário virtual do STF.  Ainda faltam os votos dos ministros Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux e Rosa Weber.

Ao todo a PGR denunciou 1.390 pessoas pelos atos de 8 de janeiro. Nessa primeira leva de denunciado o STF dividiu as denúncias em dois grupos: os incitadores e os executores.

Cinquenta dos denunciados nesse primeiro momento fazem parte do grupo dos incitadores, que foram presos no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. E os outros 50, do grupo dos executores, foram presos nos locais atacados no dia 8 de janeiro, palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal ou nas suas imediações.

As denúncias contra os, agora, réus são de: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito (golpe de Estado), dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Após essa fase, em que o STF tornou réus esses primeiros denunciados, as ações penais serão iniciadas e todas a etapas de defesa e acusação serão realizadas. Para que então os denunciados sejam levados à julgamento pela Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES