Processo de cassação de Eduardo Cunha é aberto no Conselho

processo de cassação de Eduardo Cunha é aberto no conselho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com voto de minerva do presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), o colegiado abriu o processo que pode culminar com a cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A admissibilidade da representação feita pela Rede e pelo PSol, relatada pelo deputado Marcos Rogério (PDT-RO), só foi aprovada após uma modificação no texto.

O relator retirou do texto final a parte que tratava do suposto recebimento de vantagens indevidas por parte de Cunha e ficou baseada apenas no argumento de quebra de decoro por mentir na CPI da Petrobras, quando disse que não tinha contas no exterior.

A próxima fase do processo será a de instrução, na qual serão analisadas possíveis provas das denúncias.

A partir de agora, Cunha tem dez dias úteis para apresentar sua defesa ao conselho. O parlamentar afirma ser inocente e ressalta não ter cometido nenhuma irregularidade.

Na sua avaliação, há uma tentativa do governo de o calar e retaliar a sua atuação política.

O conselho tentava votar a admissibilidade da representação desde novembro do ano passado. Cunha e aliados manobraram o possível para postergar ao máximo este momento.

O processo de cassação foi iniciado na madrugada do dia em que o Supremo Tribunal Federal decidirá se aceita a denúncia do Ministério Público Federal e torna Cunha réuna Operação Lava Jato.

Só depois de decidir o futuro de Cunha na operação que o Supremo vai julgar o pedido de afastamento do parlamentar da presidência da Casa.

Cunha é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público o acusa de ter recebido US$ 5 milhões do lobista Julio Camargo. A propina teria sido parte do contrato, feito sem licitação, para instalação de dois navios-sonda do estaleiro Samsung Heavy Industries em 2006 e 2007.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES