Anunciada caçada a fichas-sujas que querem disputar eleições

Para o procurador, o risco é que o candidato que fez a campanha eleitoral, por ter o registro cassado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos ficha-sujas que pretendem disputar as eleições municipais deste ano no Piauí poderão sofrer ações alegando fraude. O procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção, já começou o processo de orientação aos promotores eleitorais do interior do Estado sobre as possíveis substituições de última hora dos candidatos a cargos eletivos no pleito deste ano. ?Estou organizando a melhor forma para fazê-lo, mas os promotores devem ter muito cuidado com a substituição de candidatos impugnados.

Infelizmente a lei eleitoral admite que um candidato que teve o registro impugnado para cargo majoritário, no caso, de prefeito, seja substituído a poucos dias antes do pleito. Isso pode dar margem a fraude?, argumentou Assunção.

Para o procurador, o risco é que o candidato que fez a campanha eleitoral, por ter o registro cassado, seja substituído por uma pessoa desconhecida. ?Vou tentar orientar os promotores para pensarem em ações para impedir isso, por exemplo, alegando fraude. Se o candidato sabia desde o começo que não podia concorrer porque tinha ficha-suja, ele não deveria ter se candidatado e o partido não deveria indicar ele como candidato. Se faz, está praticando um tipo de fraude, que pode ser alegada em ação de impugnação de mandato eletivo. É preciso ter muito cuidado com essa fraude que a lei permite?.

O Ministério Público Eleitoral também começou a fazer o levantamento dos ficha-sujas, ou seja, aqueles pretensos candidatos que já foram condenados na Justiça ou têm reprovação de contas. ?Já comecei a oficiar os promotores eleitorais do interior perguntando quais são os possíveis candidatos a prefeito e vereador. Estou recebendo as respostas. A partir daí estaremos levantando as ações transitadas em julgado e contas rejeitadas, entre outras irregularidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES