Procurador cobra mudanças e ressarcimento de gastos com passagens no Congresso

Entre as mudanças sugeridas pelo procurador está a utilização de passagens aéreas exclusivamente pelos deputados e senadores

Procurador cobra mudanças no Congresso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador Marinus Eduardo Marsico, representante do Ministério Público no TCU (Tribunal de Contas da União), se reuniu nesta segunda-feira com os diretores-gerais da Câmara e do Senado para cobrar mudanças em práticas irregulares cometidas pelos parlamentares e servidores do Congresso Nacional. Entre as mudanças sugeridas pelo procurador está a utilização de passagens aéreas exclusivamente pelos deputados e senadores em atos relacionados ao exercício dos mandatos.

Marsico está disposto a pedir ressarcimento de valores gastos de forma inadequada pelo Legislativo com as passagens e mover ações por improbidade administrativa caso o Congresso não atenda às recomendações do Ministério Público. O procurador entende que os parlamentares estão proibidos de utilizar os bilhetes para viagens particulares ou repassá-las aos seus familiares.

"O gasto dos parlamentares com passagens aéreas deveria estar disponível na internet e vinculados exclusivamente a atos do mandato. A utilização das passagens por parentes deveria ser uma prática paga com o próprio salário do parlamentar. Claro que poderemos ter exceções como em viagens em que a presença do cônjuge é necessária junto ao parlamentar", afirmou.

O procurador decidiu se reunir com os diretores da Câmara e do Senado, Sérgio Sampaio e Alexandre Gazineo, depois das denúncias de que líderes partidários, presidentes de partidos, parlamentares em geral e até mesmo integrantes do Conselho de Ética da Câmara repassaram seus bilhetes para viagens de familiares ao exterior.

Marsico também foi motivado pela informação de que o deputado Fábio Faria (PMN-RN) ofereceu bilhetes para a ex-namorada Adriane Galisteu, além de ter financiado a viagem de artistas para participarem de um Carnaval fora de época organizado pelo parlamentar.

O procurador afirmou que a utilização de passagens do Legislativo para viagens de turismo ao exterior "escapa totalmente à atuação parlamentar". Na opinião de Marsico, os servidores do Congresso que autorizarem o pagamento irregular de bilhetes aéreos também podem ser responsabilizados judicialmente. "A estabilidade [aos funcionários] é dada para que saibam dizer não. Pedimos um aperfeiçoamento do controle para que se saiba quem está viajando", disse.

VIÚVA

O Ministério Público vai investigar a conversão em dinheiro de parte da cota de passagem aérea da liderança do PDT no Senado para repassar o valor, de R$ 29 mil, à viúva do senador Jefferson Péres (PDT-AM), depois da morte dele em maio de 2008. Na opinião do procurador, o dinheiro deve ser ressarcido aos cofres do Senado.

"Esse recurso [repassado à viúva] deve ser devolvido. Se não houver medidas administrativas por parte do Senado, nós tomaremos as providências para o ressarcimento", afirmou.

Segundo o procurador, os diretores da Câmara e do Senado se comprometeram em repassar as recomendações às Mesas Diretoras das Casas Legislativas. "Eu tenho certeza que eles vão seguir as recomendações, mas não tenho garantia. As irregularidades são flagrantes. O intuito é estimulá-los a tomar providências, do contrário, nós tomaremos."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES