Procurador Eleitoral tem gravações com compra de voto no PI

Mar­co Tú­lio Ca­mi­nha irá a­cres­cen­tar mais 60 pro­ces­sos aos 320 que já fo­ram en­ca­mi­nha­dos ao Tri­bu­nal Regio­nal Elei­to­ral do Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até a pró­xi­ma sex­ta-feira, o pro­cu­ra­dor regio­nal elei­to­ral Mar­co Tú­lio Ca­mi­nha irá a­cres­cen­tar mais 60 pro­ces­sos aos 320 que já fo­ram en­ca­mi­nha­dos ao Tri­bu­nal Regio­nal Elei­to­ral do Piauí na úl­ti­ma se­ma­na, to­ta­li­zan­do um nú­me­ro re­cor­de de de­nún­cias sob­re doa­ções i­le­gais em cam­pa­nhas no Es­ta­do.

Se­gun­do Ca­mi­nha, em to­das as elei­ções hou­ve ex­ces­sos, mas a co­la­bo­ra­ção maior ent­re a Recei­ta Fe­de­ral e a Jus­ti­ça Elei­to­ral em re­la­ção ao a­ces­so de da­dos dos doa­do­res re­sul­tou nos 380 pro­ces­sos do plei­to de 2006 que se­rão jul­ga­dos pe­lo TRE-PI até o fi­nal do ano.

?Fi­ca­mos a­pe­nas no que es­ta­va mais ób­vio, mas de­ve ha­ver ca­sos de cai­xa 2 e o­mis­são de doa­ções que tam­bém se­rão in­ves­ti­ga­dos?, des­ta­ca. De a­cor­do com a le­gis­la­ção elei­to­ral, as pes­soas fí­si­cas de­vem doar o li­mi­te de até 10% do ren­di­men­to de­cla­ra­do no ano an­te­rior e as pes­soas ju­rí­di­cas até 2% do fa­tu­ra­men­to bru­to. ?Ti­ve­mos ca­sos de pes­soas que de­cla­ra­ram não ter ti­do ren­di­men­tos e fi­ze­ram doa­ções pa­ra cam­pa­nha de po­lí­ti­cos?, con­ta.

Os doa­do­res i­le­gais te­rão 48h a­pós te­rem si­do no­ti­fi­ca­dos pe­lo Tri­bu­nal pa­ra a­pre­sen­ta­rem suas de­fe­sas. As emp­re­sas e pes­soas fí­si­cas con­si­de­ra­das cul­pa­das te­rão que pa­gar mul­ta de até cin­co a dez ve­zes o va­lor que ex­ce­de­ram em doa­ções. No ca­so das emp­re­sas a pu­ni­ção é mais gra­ve: fi­ca­rão sem par­ti­ci­par de ne­nhu­ma li­ci­ta­ção púb­li­ca no pra­zo de cin­co a­nos.

JUL­GA­MEN­TOS - Os 26 pre­fei­tos cas­sa­dos es­te ano pe­lo TRE ain­da é in­fe­rior às re­co­men­da­ções do pro­cu­ra­dor regio­nal elei­to­ral, mas po­de­rá aumen­tar. Nas pró­xi­mas se­ma­nas o Tri­bu­nal de­ve a­va­liar o ca­so dos pre­fei­tos dos mu­ni­cí­pios de Bar­ras e Jo­sé de Frei­tas.

Mar­co Tú­lio con­ta que ain­da há cer­ca de 60 pro­ces­sos sen­do ava­lia­dos nas zo­nas elei­to­rais. A­pe­sar de e­lo­giar a a­gi­li­da­de no jul­ga­men­to do TRE, o pro­cu­ra­dor a­fir­ma que a de­mo­ra nas zo­nas con­tri­bui pa­ra a len­ti­dão na che­ga­da dos pro­ces­sos ao Tri­bu­nal.

Em um dos mu­ni­cí­pios on­de ha­via len­ti­dão no jul­ga­men­to, Ca­mi­nha in­ter­veio com uma a­ção que cor­re em si­gi­lo pe­din­do o a­fas­ta­men­to do ma­gis­tra­do, que es­ta­ria adian­do audiên­cias sem jus­ti­fi­ca­ti­va. Ele re­ve­la tam­bém dois ca­sos im­por­tan­tes rela­cio­na­dos aos pre­fei­tos de Pal­mei­ra do Piauí e Mon­te A­le­gre. ?Há gra­va­ções des­ses pre­fei­tos en­vol­vi­dos em com­pra de voto­s?, con­ta, res­sal­tan­do que, nes­ses ca­sos, com pro­vas for­tes, a ten­dên­cia é jul­gar o mais rá­pi­do pos­sí­vel.

A­pe­sar do ano elei­to­ral ser em 2010, es­te mês ain­da ha­ve­rá elei­ção no mu­ni­cí­pio de São Ped­ro do Piauí. O pre­fei­to, Hi­gi­no Fi­lho, foi cas­sa­do por a­bu­so de po­der e­co­nô­mi­co e com­pra de vo­tos. A elei­ção mar­ca­da na ci­da­de de Nos­sa Se­nho­ra dos Re­mé­dios a­pós a cas­sa­ção do pre­fei­to foi a­nu­la­da pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­rior Elei­to­ral no mês pas­sa­do.

Es­te ano já fo­ram rea­li­za­das elei­ções ex­tem­po­râ­neas nos mu­ni­cí­pios de Pimen­tei­ras, Bai­xa Gran­de do Ribei­ro e Fan­ci­nó­po­lis. O TRE de­ci­de por uma se­gun­da elei­ção quan­do o pre­fei­to e vi­ce cas­sa­dos con­se­gui­ram mais de 50% dos vo­tos na úl­ti­ma elei­ção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES