Professores homenageiam João de Deus em noite de festa

A luta em defesa do reconhecimento do ensino religioso pelo governo estadual rendeu homenagem ao deputado João de Deus (PT)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A luta em defesa do reconhecimento do ensino religioso pelo governo estadual rendeu homenagem ao deputado João de Deus (PT). Ontem, em Teresina, durante a colação de grau dos 120 professores das turmas formadas pelo Instituto Superior Antonino Freire e pelo Instituto Católico de Ensino Superior do Piauí, o parlamentar foi agraciado com uma placa. Esse é, segundo o secretário de Educação, Antônio José Medeiros, ?a certidão de nascimento profissional e um resgate histórico para a educação?.

Em seu discurso, João de Deus agradeceu a homenagem e lembrou que foi procurado no começo de 2008 pelo professor de teologia, Rolands Tavares. Ele solicitou apoio para que o ensino religioso pudesse ser reconhecido e, principalmente, garantir a possibilidade de participar de concurso público. Faltava a licenciatura em ciências religiosas.

?Fico feliz de estar participando desse momento de vitória e continuaremos à disposição dos professores e das demais categorias. A área da Educação é sem dúvida uma das grandes marcas do nosso governo. Sabemos que é preciso avançar mais, mas é impossível não reconhecer o quanto já foi feito na administração do governador Wellington Dias e do secretário Antônio José Medeiros?, afirmou.

?O ensino religioso não era valorizado por diretores e nem por alunos. Quando um professor precisava adiantar aulas, sempre sobrava o nosso horário?, explicou o especialista João Leite. Área Maria, outra professora recém licenciada afirmou que ?a teologia não valia para o Ministério da Educação. O ensino era voltado apenas para uma religião, mas o Estado garantiu que no curso todas fossem debatidas?.

Antônio José Medeiros confirma a observação dos professores e reconhece que a formação de valores é um dos maiores problemas educacionais, hoje mais preocupada com o conhecimento técnico-científico. Para ele, a colação de grau teve um significado histórico para a educação no Piauí e disse que a grade curricular da licenciatura contempla as mais diversas manifestações religiosas.

Em todo o Estado 320 professores tiveram a oportunidade de fazer a especialização nos municípios de Teresina, Oeiras, Campo Maior, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Parnaíba. Ano passado, pela primeira vez o governo estadual ofereceu concurso público para ensino religioso, onde 43 foram classificados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES