Programa propõe formação para fortalecer a agricultura piauiense

A escola terá uma base “camponesa”, nos seus conteúdos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aprovado no Plenário da Assembleia na última semana, o indicativo de projeto de lei que institui o Programa Estadual de Apoio Técnico–Financeiro às Escolas Famílias de Formação por Alternância, promete trazer uma nova realidade à agricultura piauiense. De autoria do até então deputado Francisco Limma (PT), hoje secretário estadual e Desenvolvimento Rural, a matéria versa diante da associação entre a educação formal e a profissional na transformação do campo, permitindo o fortalecimento da área. Tal abstração prioriza a integração das formações, visando um futuro promissor para a agricultura familiar. A relatoria da proposição ficou sob incumbência do deputado Dr. Hélio Oliveira (PTC).

Na justificativa da iniciativa, Limma indicou para a importância da matéria, convergindo sobre as diretrizes tomadas pela ação. “Torna-se necessário fomentar e implementar uma educação e profissionalização diferenciadas e contextualizadas, de forma a complementar a assistência técnica e crédito, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida do povos do campo”, explicou.

Neste âmbito, a escola terá uma base “camponesa”, nos seus conteúdos, nos seus métodos e forma de funcionamento, respeitando o calendário agrícola, a cultura e os tempos da comunidade local. “É necessário que se façam investimentos em um processo de educação diferenciada e contextualizada às reais necessidades do campo.

É urgente a articulação da educação, integradas à profissionalização. Ambas precisam ser articuladas e implementadas, levando em conta a natureza do trabalho no campo”, descreveu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES