Proibido pelo TSE, disparos no WhatsApp retornam a 5 meses das eleições

As mensagens de cunho eleitoral convidam usuários a assistirem vídeos de 30 segundos; WhatsApp baniu os números desconhecidos.

Disparo em massa no WhatsApp é registrado no Paraná após proibição do TSE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um disparo em massa no Whatsapp foi registrado na tarde da última sexta-feira (13), mesmo após proibição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Usuários da plataforma no Paraná receberam mensagens de remetentes desconhecidos sobre a campanha para o governo do estado, todas iguais e com foco na pré-candidatura de Cesar Silvestri, do PSDB.

A mensagem distribuída virtualmente, através de dois números do Rio de Janeiro e de São Paulo, afirma que “a campanha nem começou, mas muita coisa vai mudar” e convida os usuários a assistirem a um vídeo de 30 segundos também enviado pelo PSDB às emissoras locais.

Disparo em massa no WhatsApp é registrado no Paraná após proibição do TSE (Foto: Divulgação)A peça publicitária mostra o governador Ratinho Júnior (PSD) e Roberto Requião (PT), seu principal opositor, seguidos de Silvestri, que foi deputado estadual e prefeito de Guarapuava (PR). O tucano é retratado como uma terceira via alternativa à dupla.

Depois de ter publicado uma resolução em dezembro de 2019 proibindo a prática, o TSE reforçou o veto no ano passado, ao absolver a chapa Bolsonaro-Mourão de acusações neste sentido.

Número desconhecido faz disparo em massa no WhatsApp (Foto: Divulgação)O WhatsApp informou que baniu as duas contas, assim como outras reportadas por usuários devido a comportamento similar. A empresa também declarou que lançará em conjunto com o TSE uma plataforma para que se possa reportar especificamente os disparos em massa em período eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES