Projeto de lei autoriza dedução no IR de doações para proteção de animais

Soraya Thronicke citou o dever do Estado, previsto na Constituição, de combater práticas que submetam os animais à crueldade.

Cão usado para testes de produtos dermatológicos | ANDA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) apresentou o Projeto de Lei (PL) 3726/2023, que propõe a inclusão de doações a entidades de proteção animal como uma forma de dedução no Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Atualmente em análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA), aguardando a escolha de um relator, o projeto tem como objetivo modificar a Lei 9.250/1995 para permitir que doações em espécie realizadas por pessoas físicas a organizações sem fins lucrativos dedicadas à proteção de animais sejam deduzidas do imposto devido.

Objetivo da proposta: A proposta também busca alterar a Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006) e a Lei 9.532/1997, que trata de tributos, para incluir as doações relacionadas à proteção animal nos limites estabelecidos para a soma das doações dedutíveis do IRPF.

O que diz a senadora: A senadora ressaltou a escassez de recursos públicos destinados aos animais abandonados, o que gera problemas sociais e ambientais. Ela enfatizou que organizações da sociedade civil têm trabalhado para preencher essa lacuna, apesar das dificuldades financeiras.

Senadora Soraya Thronicke é autora do projeto (Foto: Jefferson Rudy)

🐶 Ao justificar a necessidade do projeto, Soraya Thronicke citou o dever do Estado, previsto na Constituição, de combater práticas que submetam os animais à crueldade. Ela salientou que o orçamento atual não reflete esse compromisso constitucional.A senadora assegurou que o projeto não modificará o limite global de dedução do IRPF, não sendo necessário um demonstrativo do impacto financeiro-orçamentário. 

Processos da PL: Após ser analisado pela CMA, o projeto deverá passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), podendo seguir diretamente para a Câmara dos Deputados caso seja aprovado pela CAE e não haja recurso para análise em Plenário. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES