Projeto de lei prevê isenção de IPI para picapes fabricadas no Brasil

Contudo, essa isenção estaria restrita aos produtores rurais que adquirissem picapes em seus nomes individuais

Projeto de lei prevê isenção de IPI para picapes fabricadas no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2019, um projeto de lei recebeu aprovação para avançar e pode resultar na isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para picapes. Contudo, essa isenção estaria restrita aos produtores rurais que adquirissem picapes em seus nomes individuais.

Se o projeto for aprovado, picapes e caminhonetes fabricadas no Brasil com Peso Bruto Total (PBT) de até 3,5 toneladas serão isentas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Isso englobaria picapes compactas, como a Volkswagen Saveiro e a Fiat Strada, bem como a linha de picapes médias da Chevrolet e Mitsubishi, além de modelos como Renault Oroch e Fiat Toro, e a RAM Rampage. No entanto, modelos importados da Argentina, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Volkswagen Amarok, não seriam contemplados pela isenção.

Segundo o Projeto de Lei 2.966/2019, a redução tributária será aplicada aos produtores rurais individuais que estejam profissionalmente envolvidos em atividades agrícolas, pecuárias e outras culturas em áreas rurais. Estes devem possuir pelo menos um módulo fiscal de terra e contar com no mínimo um funcionário registrado formalmente. 

Contudo, é importante ressaltar que o processo de aprovação para essa medida está longe de ser concluído. A Comissão de Assuntos Econômicos da Câmara dos Deputados representa apenas o início desse percurso. O projeto precisa avançar para a votação em Plenário na Câmara, cuja data ainda não foi determinada.

(Com informações do Blog Autos Carros - Marcos Camargo Jr.) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES