Projeto de lei quer proibir famílias de retornarem de áreas de risco

De autoria do vereador Edson Melo (PSDB), o projeto ainda está sendo elaborado e deve entrar em tramitação nas comissões técnicas ainda essa semana

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a intensidade e freqüência das chuvas em Teresina um problema antigo da cidade vem a tona. Todas as vezes que chove na cidade, centenas de famílias amargam prejuízos com a perda das casas e se vêem obrigadas a se deslocarem para abrigos. Algumas dessas famílias acabam retornando para suas casas, ainda que as mesmas sejam localizadas em áreas de risco. Um projeto de lei será levado a Câmara Municipal de Teresina para proibir essas famílias a voltarem para essas áreas.

De autoria do vereador Edson Melo (PSDB), o projeto ainda está sendo elaborado e deve entrar em tramitação nas comissões técnicas da Câmara de Vereadores ainda essa semana. O projeto surgiu a partir da constatação da realidade da cidade e está sendo formulado com base em projetos já existentes em outras cidades brasileiras. ?Teresina tem um problema muito grande com áreas inundáveis que são habitadas por centenas de famílias. O projeto visa justamente coibir isso, fazendo um controle do risco urbano para controlar áreas que ofereçam perigos à população?, adiantou o vereador.

Segundo Edson Melo, a demarcação dessas áreas deve ser feita e as famílias devem ser proibidas de habitarem esses pontos. ?Vamos sugerir que a Prefeitura tenha uma comissão permanente de controle dessas áreas. Se for o caso, a lei amparar a Prefeitura para que seja utilizado poder de polícia para coibir o retorno das famílias para essas áreas?, pontuou, destacando que a Prefeitura tem adquirido terrenos para a construção de casas a serem doadas para as famílias que moram em área de risco. ?Foi assim com as famílias que foram removidas para o residencial Zilda Arns?, exemplificou.

O vereador falou que há muitos casos de famílias que recebem casas da Prefeitura e que, passado o período chuvoso, acabam vendendo as casas e retornando à áreas de risco. ?Tem que haver pulso forte para que as famílias não retornem para essas áreas. É uma situação lastimável?, analisa, ressaltando que esse tem sido um dos grandes problemas da administração municipal. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES