Projeto de Rejane Dias garante quimioterapia oral pelo Iapep

Disponibilização de medicamentos orais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Projeto da deputada estadual Rejane Dias torna permanente a disponibilização de medicamentos orais para quimioterapia aos segurados do Iapep-Plamta. A medida é obrigatória aos planos particulares e permite que os pacientes façam o tratamento em casa. No Iapep, a pedido da parlamentar, a distribuição está em vigor desde julho deste ano, mas pode ser revogada por não estar determinada por lei estadual. “Os planos públicos não estão subordinados a todas as normas da Agência Nacional de Saúde. Mas, em maio, visitamos o presidente do Iapep Aloisio Luz e falamos sobre a necessidade de disponibilizar os medicamentos. Prontamente ele autorizou. O que queremos com o projeto é tornar essa decisão permanente, assegurada em lei”, comentou Rejane Dias.

Antes da autorização só utilizavam os medicamentos os assegurados que estivessem em ambulatório ou internados. Agora, o Iapep e Plamta fornecem o medicamento para que seja tomado em casa. “O tratamento em casa é melhor até para a recuperação do paciente. Além disso, evita muitos custos, como deslocamento até o hospital. E os maiores beneficiados serão os pacientes do interior, que não precisam fazer várias viagens a Teresina e bancar hospedagem pelo tempo que durar o tratamento”, completou a parlamentar.

Atualmente as drogas orais representam cerca de 40% dos tratamentos oncológicos, mas a estimativa e que aumente gradativamente devido aos avanços das novas terapias.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais

 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES