Projeto de Resolução amplia Poder do Estado

A proposta tem como finalidade maior acabar com as disparidades regionais

Avalie a matéria:
Projeto de Resolução amplia Poder do Estado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um Projeto de Resolução da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa está em tramitação nas comissões técnicas e será enviada ao Congresso Nacional com proposta para várias alterações na Constituição Federal promulgada em 1988. Trata-se de um acordo assinado entre 15 Presidentes de Assembléias Legislativas.

O objetivo da emenda constitucional é a necessidade de ampliação do campo de atuação institucional dos Estados. A emenda constitucional diz respeito à revogação dos incisos XI e XXIX do artigo 22, referente ao sistema de trânsito e transporte e a propaganda comercial, assuntos hoje disciplinados pela União.

A proposta tem como finalidade maior acabar com as disparidades regionais. Também prevê alteração no inciso I do artigo 22 da Constituição Federal, e dos incisos XXIV e XXVII do artigo 22. O inciso XXIV diz respeito às diretrizes e bases da educação nacional, cultura, ensino e desporto.

A supressão do inciso XXVII do artigo 22, competência da União dispõe sobre as normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para administração pública direta, autarquia e fundações. A proposta de emenda constitucional altera o artigo 22 que dispõe sobre direito civil, comercial, penal, eleitoral e do trabalho.

Estabelece alterações no artigo 24 da Constituição Federal sobre direito processual, proteção e defesa da saúde, contrato, licitação, propaganda comercial, direito agrário, trânsito e propaganda comercial. Também altera o artigo 220 que trata da regulamentação das diversões e espetáculos públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES