Projeto determina que motorista de aplicativo seja cadastrado como MEI

Texto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça da Câmara.

Projeto determina que motorista de aplicativo seja cadastrado como MEI | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 741/24 propõe que o transporte privado individual de passageiros por aplicativo, como Uber e 99, seja restrito a motoristas cadastrados como Microempreendedores Individuais (MEI). Além disso, a proposta, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, estipula que as plataformas só poderão cobrar até 25% do valor das viagens realizadas. 

Atualmente, de acordo com informações do site Zarp Localiza, esse percentual pode chegar a 40%, variando conforme o tempo e a distância da corrida.

O projeto insere as novas regras na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O deputado Darci de Matos (PSD-SC), autor da proposta, afirma que as medidas buscam facilitar a atividade dos motoristas por aplicativo, com vantagens para as duas partes.

“Ao estabelecer que os motoristas por aplicativo sejam MEI, cria-se um facilitador nas relações com as plataformas e o poder público, retirando burocracias e preservando direitos e garantias que os informais não possuem”, disse Matos. Entre esses direitos estão aposentadoria e auxílio doença.

Em relação ao teto de pagamento às plataformas, Matos disse que o objetivo é evitar a cobrança predatória, além de levar transparência às relações entre as duas partes.

Próximos passos

O PL 741/24 será analisado, em caráter conclusivo, nas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES