Projeto na Câmara aumenta pena para casos de perseguição pela internet

O texto em análise na Câmara dos Deputados busca inserir um novo dispositivo no Código Penal

Projeto na Câmara aumenta pena para casos de perseguição pela internet | GaudiLab/DepositPhotos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 3054/22 propõe um acréscimo de 50% na pena para o crime de perseguição quando a utilização das redes sociais e da internet for empregada como meio para a sua prática. O texto em análise na Câmara dos Deputados busca inserir um novo dispositivo no Código Penal, que atualmente estabelece uma pena de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa. 

No Código Penal, o crime de perseguição é definido de maneira geral como o ato de perseguir alguém de forma reiterada e por qualquer meio, ameaçando sua integridade física ou psicológica, restringindo sua capacidade de locomoção, ou invadindo e perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. 

Atualmente, a legislação já prevê um aumento de 50% na pena quando o crime de perseguição é cometido contra criança, adolescente ou idoso, contra mulheres por razões relacionadas à sua condição de sexo feminino, quando praticado por duas ou mais pessoas, ou ainda quando é utilizado o emprego de arma. 

“A perseguição ou stalking, termo em inglês, designa uma forma de violência por meio de perseguição excessiva que rouba a privacidade da vítima e a coloca em situação de medo”, explica o ex-deputado Ney Leprevost (PR), que foi autor da proposta. “Em alguns casos, as perseguições on-line tomam proporções tão grandes que causam danos irreparáveis à vítima”, ressalta.

Durante o período de 2015 a 2020, a Safernet, uma organização não governamental, identificou e prestou auxílio a um total de 87 vítimas de perseguição pela internet, conhecido como cyberstalking. O projeto passará por análise inicial na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e posteriormente será encaminhado ao Plenário para apreciação e votação.

(Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES