Projeto obriga o SUS a divulgar lista de espera de cirurgias na internet

Relator diz ser injusto o cidadão não ser informado de quando poderá ser operado.

Relator do projeto, Deputado Ruy Carneiro | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados o projeto de lei que exige dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a publicação de listas dos pacientes a serem submetidos a cirurgias e outros procedimentos na internet. A obrigatoriedade abrange até mesmo se procedimento for realizado em hospitais conveniados. A matéria volta ao Senado devido às mudanças aprovadas.

Segundo texto aprovado, um substitutivo do deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB) ao PL 10106/18, do Senado, as listas terão que ser acessíveis aos gestores, profissionais de saúde e pacientes listados ou seus responsáveis legais. O projeto também quer resguardar a privacidade dos dados dos pacientes, seguindo os termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

De acordo com o relator, deputado Ruy Carneiro, é injusto o cidadão não ser informado de quando poderá ser operado. "Essa ação vai dar dignidade à saúde pública do Brasil. Vai acabar com o esquema fura-fila, com a intervenção política que salva um e mata dois", disse, acrescentando que a alteração também vai auxiliar os gestores públicos a identificar onde estão os gargalos, as maiores filas, para agir mais rápido.

Conforme o projeto aprovado, as listas devem discriminar a especialidade médica, no caso das cirurgias; a modalidade dos procedimentos; o estabelecimento onde será realizado o procedimento ou cirurgia; o número do Cartão Nacional de Saúde do paciente ou outro documento oficial de identificação; a data do agendamento do procedimento ou cirurgia; e a posição que o paciente está na lista de espera.

O projeto estabelece ainda que as listas deverão ser atualizadas a cada 15 dias e só poderão ser modificadas com base em critério médico fundamentado e registrado e os pacientes que serão afetados pela alteração devem ser informados no prazo adequado e a desmarcação deverá ser informada ao paciente junto com a nova data prevista para sua realização.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos de saúde deverão repassar ao SUS, em tempo hábil e com a necessária frequência, as informações a serem incluídas nas listas. A cada mês, os gestores de saúde deverão divulgar em portais e sites oficiais a quantidade de pacientes que estão na lista de espera e também deverá ser divulgado o tempo médio de espera para cada uma das especialidades. Caso seja aprovado e se torne lei, a nova regra deve entrar em vigor 90 dias após a publicação.

O relator Ruy Carneiro explica que , na marcação do procedimento, todos os pacientes receberão protocolo de encaminhamento, com informações contendo, pelo menos a data da solicitação; a data e o local da realização do procedimento; a descrição clínica resumida do caso; e informações a respeito do preparo e orientações necessárias à realização do procedimento.

O projeto de lei exige a divulgação para a entrega de resultados dos exames complementares realizados e determina que essa lista deverá estar acessível aos profissionais de saúde assistentes e aos pacientes ou seus responsáveis legais por meio de senha pessoal, sem prejuízo do recebimento do resultado em meio físico sempre que solicitado.

Para a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), a proposta visa dar transparência para quem aguarda uma cirurgia eletiva. "A ideia é que o paciente saiba quanto tempo em média demora a fila. É um passo importante para nossa gestão”, afirmou. (Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES