Projeto prevê folga a servidor por morte de animal de estimação

O projeto busca contemplar o luto que o dono tem após a morte.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre pode dar mais direitos a donos de animais de estimação. De autoria do vereador Rodrigo Maroni (PR), a proposta quer garantir que um servidor público do município tenha um dia de folga se o seu pet morrer.

A ideia é acrescentar essa possibilidade ao Estatuto dos Funcionários Públicos da Capital. Esse seria o décimo primeiro motivo para a concessão de licença, além de tratamento de saúde, adoção, prestação de serviços militares, entre outros.

Mas, não basta ser apegado ao animal para ter direito à folga: o dono precisará apresentar um laudo veterinário comprovando a morte. A regra foi apresentada em emenda pelo vereador e será votada na semana que vem. O projeto original previa que o bicho de estimação deveria estar microchipado e cadastrado na Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda).

— Houve uma modificação do projeto original, porque muitos animais não podem ser microchipados, como pássaros e tartarugas — explica Maroni ao Diário Gaúcho.

Relação entre dono e animal

O projeto busca contemplar o luto que o dono tem após a morte do animal.

"Este Projeto de Lei Complementar preconiza a valorização da relação entre o ser humano e o animal de estimação, principalmente no pior momento dessa relação, que é a morte do animal, tido muitas vezes como membro da família", diz a justificativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES