Projeto que proíbe 'saidinha' de presos é aprovado em votação no Senado

Flávio Bolsonaro expressou sua crença de que o presidente Lula irá vetar o projeto, mantendo esse benefício em vigor.

Senado aprova projeto que proíbe as "saidinhas" | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) está à frente como relator de um projeto que propõe mudanças significativas na Lei de Execução Penal (LEP), visando eliminar as chamadas "saidinhas" de presos em feriados e datas comemorativas. Bolsonaro expressou sua crença de que o presidente Lula irá vetar o projeto, mantendo esse benefício em vigor.

Durante o debate no Senado, oposição significativa ao projeto veio dos senadores petistas, de acordo com Bolsonaro. No entanto, o líder da bancada petista, senador Fabiano Contarato (PT-ES), decidiu permitir que os senadores votassem livremente sobre o mérito da proposta. Essa decisão foi seguida pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Os senadores foram orientados a votar a favor da proibição pelos partidos Podemos, PL, União Brasil, PSD, PP, Republicanos, PDT, PSDB e Novo. Notavelmente, nenhuma bancada se posicionou contra a proposta.

Jaques Wagner explicou sua decisão de liberar os senadores para votar conforme sua própria consciência, mesmo que pessoalmente não concordasse com isso. Ele justificou que não fazia sentido orientar contra o projeto, dado que todos os partidos da base eram favoráveis. No entanto, pouco antes da votação, o senador baiano estava inclinado a orientar contra a proposta.

Em termos do conteúdo do projeto, sua aprovação significaria uma alteração na Lei de Execução Penal, acabando com o benefício das "saidinhas" de presos em feriados e datas comemorativas. Aprovado no Senado, o projeto volta para Câmara dos Deputados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES