Projeto reserva 20% das vagas em universidades para agentes de segurança

Pela proposta, a reserva de 20% das vagas se estenderá aos familiares de 1° grau; veja mais detalhes!

Projeto reserva 20% das vagas em universidades para agentes de segurança | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 1488/23 propõe que 20% das vagas de graduação e pós-graduação nos programas de vestibular das universidades e institutos federais, bem como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam reservadas para agentes de segurança pública federais, estaduais e municipais.

O texto em análise na Câmara dos Deputados propõe a criação do Sistema Nacional de Bolsa de Estudos para Profissionais da Segurança Pública no Ministério da Educação. Esse sistema abrangerá tanto as universidades e institutos federais quanto a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado de universidades que oferece cursos a distância. Conforme a proposta, a reserva de 20% das vagas será estendida aos familiares de 1° grau dos agentes de segurança pública. As condições para acesso e distribuição das vagas serão regulamentadas pelo Poder Executivo.

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), autor da proposta, justifica que os membros das forças de segurança precisam estar em um processo contínuo de aperfeiçoamento, visando melhorar a qualidade do serviço público prestado. “Sendo assim, é de todo interessante que os membros das forças de segurança pública sejam estimulados a prosseguir seus estudos em áreas condizentes com o tipo de trabalho que desenvolvem”, avalia.

“A reserva de 20% de vagas na Universidade Aberta do Brasil, em universidades federais e em institutos federais resultará em benefícios diretos para a sociedade”, opina. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES