Proposta piauiense quer cobrança do IPVA para jatinhos e iates

Cabe ressaltar que a proposta já recebeu anuência dos parlamentares

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado federal Assis Carvalho (PT) que sugere a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para jatinhos e iates poderá ser retomada na Câmara em Brasília.

Autor da proposição, o parlamentar piauiense esteve presente na última terça-feira (08) participando de evento no Sindifisco (Sindicato dos Auditores Fiscais de Minas Gerais), onde detalhou a proposição, apontando para o cerne da matéria, nisso, o questionamento fica em torno da isenção aos proprietários dos veículos de luxo dispostos na pauta, tendo em vista que os proprietários de motos e carros populares são taxados pelo imposto;

objetivando a correção dessa determinação. Com a disposição, o Sindifisco lançou na capital mineira a campanha Justiça Tributária contra a guerra fiscal, dentre as quais, reivindica a retomada do projeto, impondo para a votação na Casa Legislativa.

Percebendo os anseios do grupo, o parlamentar piauiense defendeu a PEC, justificando os motivos que o levaram a inserir o debate em âmbito nacional. "Na sua origem, o IPVA acabou dispensando de impostos os aviões, helicópteros e embarcações, mas agora podemos corrigir essa falha e acabar com essa desigualdade tributária. Não é justo que o motoboy seja tributado e o dono de iates e jatinhos, não", declarou. De acordo com Carvalho, a iniciativa converge para a justiça fiscal, destacando que os recursos advindos da cobrança sejam usados para compensar a redução de impostos sobre o transporte coletivo.

Cabe ressaltar que a proposta já recebeu a anuência dos parlamentares na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara; agora, a espera é pela criação de comissão especial para que a pauta possa tramitar. Nesse sentido, a categoria dos auditores está engajada na campanha que começará a circular na mídia ainda neste mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES