PSB decide hoje se lança Ciro como candidato

PSB decide nesta terça destino da pré-candidatura de Ciro Gomes

Ciro Gomes | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) participa de evento no diretório acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro da capital paulista, nesta quinta-feira.Ciro

A executiva nacional do PSB se reúne nesta terça-feira (27), a partir das 15h, para definir se dará apoio ao desejo do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) de concorrer à Presidência. A expectativa é que o anúncio da decisão seja feito no fim da tarde.

Na última quinta-feira (22), líderes do partido se reuniram com o deputado, que deixou a reunião reafirmando sua intenção de não desistir da disputa. Entretanto, a tendência é que o partido decida apoiar a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, ao invés da candidatura própria com Ciro.

Segundo a Agência Estado, a fim de ter argumentos para tirar Ciro Gomes da disputa, a cúpula do PSB fez levantamento nos 27 diretórios do partido sobre a candidatura presidencial do parlamentar. Um balanço preliminar indicava que apenas "cinco e seis diretórios" eram favoráveis à manutenção de candidatura própria à Presidência, segundo um dos integrantes da cúpula do partido.

Polêmicas

Na madrugada de segunda-feira, em entrevista à Rede TV, Ciro reforçou seu desejo de disputar as eleições. Ele também aproveitou a ocasião para criticar o PT, o PMDB e atacar o pré-candidato do PSDB, José Serra.

?Não há força humana que me faça desistir. Vou espernear até terça-feira, mas aceitarei.? Confirmada a opção do PSB, disse que vai se afastar para "escrever, trabalhar e ganhar algum dinheiro".

PMDB

Na entrevista, ao lembrar sua origem política no PDS, Ciro fez a primeira crítica ao PMDB. ? Tenho mais vergonha da convivência com o PMDB do que com o PDS?. E continuou: "O PMDB tem tantas virtudes e defeitos quanto outro partido. O problema é a hegemonia. Hoje quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo. Nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada. É um ajuntamento de assaltantes".

O G1 procurou a assessoria do PMDB e aguarda retorno para eventual posicionamento sobre os comentários de Ciro.

Pré-candidatos

Questionado sobre sua opinião sobre o pré-candidato do PSDB, José Serra, ele voltou a classificá-lo de preparado mas autoritário, como fez em entrevista ao SBT na semana passada.

"É um brasileiro bastante preparado, mas é uma personalidade autoritária, tenebrosa, que com o poder na mão me parece um grande perigo para o país." Sobre Dilma e Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde, se limitou a dizer que se tratam de "grandes brasileiras".

O G1 também procurou a assessoria do pré-candidato do PSDB, que informou que vai retornar caso Serra decida comentar a afirmação do deputado do PSB.

Ele evitou fazer críticas à Dilma. ?Se há uma pessoa de valor no PT é a Dilma?, disse, reforçando que Lula acertou na escolha. ?Por desgraça ela nunca disputou uma eleição.? Na entrevista ao SBT, Ciro havia dito que Serra era mais preparado do que Dilma por já ter sido candidato antes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES