PSD lança deputado-presidiário como candidato à reeleição em SC

O deputado federal João Rodrigues foi condenado por fraude em 1999.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal João Rodrigues teve seu nome aprovado na convenção estadual do PSD no Estado de Santa Catarina para ter acesso a disputa de um novo mandato na Câmara, mesmo cumprindo prisão em regime semiaberto. Porém, a candidatura do parlamentar ainda depende de decisão judicial para que possa ser registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

João Rodrigues foi condenado a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Rodrigues, atualmente, tem autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para trabalhar durante o dia na Câmara dos Deputados.

O deputado federal ainda aguarda o julgamento pelo STF de recurso contra sua condenação para registrar sua candidatura. Ele alega que o processo está prescrito e que não houve danos ao Erário. Rodrigues foi condenado por fraude e dispensa irregular de licitação para a compra de uma retroescavadeira, em 1999, quando era vice-prefeito de Pinhalzinho, em Santa Catarina, e assumiu a prefeitura interinamente por trinta dias.

“Eu não pratiquei o crime, o meu processo é uma coisa absurda. O meu recurso não foi aceito e foi expedido o mandado de prisão imediatamente”, afirma o deputado. “O STF não reconheceu meu recurso, mas o relator [ministro Luiz] Fux pediu minha absolvição por não ter danos ao Erário. O processo está prescrito, não há outro resultado a não ser a extinção dele”, completa Rodrigues.

De acordo com o parlamentar, a expectativa é que o julgamento do recurso seja pautado no retorno das atividades da Suprema Corte, em recesso até o dia 1º de agosto. “Sou um presidiário hoje, mas vou disputar eleição. Saio direto da cadeia para disputar as eleições”, relatou o deputado. O PSD homologou na convenção no último sábado o nome de doze candidatos a deputado federal e 28 a deputado estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES