PSDB e DEM decidem apoiar petista à presidência da Câmara

Os líderes João Almeida (PSDB-BA) e Paulo Bornhausen (DEM-SC) declararam apoio a Maia

Avalie a matéria:
Plenário da Câmara dos Deputados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As lideranças do PSDB e DEM, dois principais partidos de oposição na Câmara dos Deputados, anunciaram nesta quarta-feira apoio ao candidato do PT à presidência da Casa, deputado federal Marco Maia (RS). A eleição para o cargo será em fevereiro.

Os líderes João Almeida (PSDB-BA) e Paulo Bornhausen (DEM-SC) declararam apoio a Maia afirmando que, assim, estão respeitando a proporcionalidade das bancadas. "A nossa posição fortalece o parlamento e a oposição", disse Bornhausen, afirmando que o apoio do DEM é institucional, ou seja, abrange toda a bancada.

Além do PSDB e do DEM, Maia já tem o apoio do PMDB, partido com o qual acertou a manutenção da política de rodízio - o que significa que o PT comandará a Câmara no biênio 2011-2012 e o PMDB nos dois anos seguintes. As duas legendas serão as maiores da Câmara na legislatura que assume a partir de 2011.

Maia, que recebeu os líderes em seu gabinete, disse que irá falar com todos os partidos da Câmara em busca de apoio. "Este é um primeiro passo para confirmar o que foi o resultado das urnas", afirmou.

Bornhausen confirmou que o DEM trabalhará para consolidar o apoio dos demais partidos. Segundo os líderes da oposição, o respeito à proporcionalidade também se dará na composição dos demais cargos da mesa diretora da Câmara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES