PSOL pede impeachment de Domingos Brazão do TCE-RJ

Pedido de afastamento do cargo é protocolado junto ao STJ; Sistema fora do ar atrasa tramitação

TCE-RJ | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vereadores e deputados estaduais do PSOL no Rio de Janeiro apresentaram um pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) solicitando o impeachment de Domingos Brazão do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ). 

Brazão foi detido no domingo sob suspeita de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, e atualmente está na penitenciária federal de Brasília.

O pedido, que exige a instauração de um processo por crime de responsabilidade contra o conselheiro e seu afastamento cautelar do cargo, ainda não foi distribuído para relatoria devido à migração dos sistemas de banco de dados do tribunal, que estão temporariamente fora do ar.

Embora as acusações sejam consideradas graves, o STJ esclareceu que o caso não se enquadra nas hipóteses de plantão da corte, e, portanto, não foi deliberado monocraticamente pela presidência.

O requerimento é assinado por diversos parlamentares do PSOL no Rio de Janeiro, incluindo Mônica Benício, vereadora e viúva de Marielle. 

No documento, é argumentado que Brazão deve ser responsabilizado por crime de responsabilidade devido ao seu suposto envolvimento no que é considerado por muitos como o "maior crime político da história recente do país".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES