PT aciona Justiça contra mudança de domicílio eleitoral de Rosângela Moro

Eleita pelo estado de São Paulo, a deputada transferiu título para o estado do Paraná, que pode ter eleição suplementar ao Senado

PT aciona Justiça contra mudança de domicílio eleitoral de Rosângela Moro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PT entrou com uma ação judicial para impedir a mudança de domicílio eleitoral da deputada federal Rosângela Moro (União), que atualmente representa São Paulo, para o Paraná, estado de seu marido, o ex-juiz e senador Sérgio Moro. A impugnação foi apresentada ao juiz eleitoral responsável pelo pedido de transferência e será posteriormente avaliada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde já está em andamento um processo que pode resultar na perda do mandato de Sérgio Moro.

O que diz a ação judicial: no requerimento para impedir a mudança de domicílio, o PT argumenta que o Código Eleitoral proíbe esse tipo de alteração entre estados diferentes enquanto o mandato estiver em curso, como é o caso de Rosângela, eleita em 2022. O partido enfatiza que a deputada foi escolhida pelo eleitorado de São Paulo e que uma possível mudança para o Paraná violaria a soberania popular, comprometendo a representatividade do estado na Câmara dos Deputados.

Caracterizado como fraude: o advogado Ângelo Ferraro, responsável pelo recurso do PT, destaca que a transferência de domicílio eleitoral de Rosângela configuraria uma fraude à representatividade do eleitorado paulista no Parlamento, indo contra os princípios da soberania popular e da autenticidade eleitoral. Ele ressalta que, em 2022, a deputada havia realizado o movimento inverso, mudando seu domicílio do Paraná para São Paulo.

Pedido de Moro, negado: na ocasião, Sérgio Moro também solicitou a transferência de domicílio para São Paulo, mas seu pedido foi negado pelo TRE de São Paulo. Dessa forma, o ex-juiz acabou concorrendo pelo Paraná e foi eleito como senador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES