PT anuncia ex-deputado federal Márcio Macedo como novo tesoureiro

O nome de Marcio Macedo foi recebido com bastante surpresa, já que o mais cotado era de José Américo Dias

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


O Partido dos Trabalhadores aprovou nesta sexta-feira (17), em reunião do Diretório Nacional da legenda, o nome do ex-deputado federal federal Márcio Macedo (SE) para ocupar o cargo de tesoureiro do partido. Ele irá substituir João Vaccari Neto, que anunciou afastamento nesta quarta-feira após ser preso pela Polícia Federal.

A escolha de Macedo foi referendada pelo diretório da sigla com base em indicação feita pela corrente do PT "Partido que muda o Brasil" (PMB). Pelo critério da proporcionalidade, o grupo é responsável por indicar nomes para o cargo. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, informou que o nome de Macêdo foi escolhido por consenso. "Depois de várias gestões, de várias conversas, se chegou ao consenso em torno do nome do ex-deputado Márcio Macêdo, que tem experiência política, parlamentar, e militante já vários anos", declarou.

De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (CE), Macedo já foi consultado sobre a decisão do diretório e informou que aceitará ocupar o cargo. Ele deverá assumir o posto imediatamente. "Este é o nome certo para a hora certa", disse Guimarães.

Macedo cumpriu mandato na Câmara entre 2011 e 2014, e concorreu às eleições de 2014, mas não foi eleito. "Precisamos de um nome novo, que oxigenasse", completou Guimarães. Apesar de o cargo ser assumido por Macêdo imediatamente, o nome dele passará ainda por avaliação do Congresso Nacional do PT, que ocorrerá, em junho em Salvador. "Não é tesoureiro interino, não é tesoureiro tampão, é tesoureiro no âmbito de plenas responsabilidades que o cargo exige inclusive no âmbito da Justiça Eleitoral. O congresso [do PT] é um momento de avaliação e, como tudo que será lá avaliado, também o nome de Marcio Macedo", disse Rui Falcão.

Macedo foi presidente do diretório do PT em Aracaju e, posteriormente, chegou ao comando da direção estadual da sigla. Em 2006, ele coordenou a campanha à reeleição do presidente Lula em Sergipe. Em 2010, disputou sua primeira eleição e foi eleito como deputado federal pelo PT em Sergipe. Na Câmara, ele chegou ao posto de vice-líder do partido, além de ter presidido a Comissão de Mudanças Climáticas na Casa. Nas eleições de 2014, o novo tesoureiro do PT não conseguiu se reeleger. Macedo tem 45 anos, é biólogo formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e fez mestrado em Desenvolvimento e Meio ambiente pela mesma instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES