PT decide hoje se lança candidatura própria

Para Fábio Novo, se for necessário fazer uma votação as tendências que apoiam Dias ainda terão maioria.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A decisão da Executiva do Partido dos Trabalhadores, que reafirmou o apoio da sigla ao caminho indicado pelo governador Wellington Dias (PT) na escolha do candidato que representará as 12 legendas da base aliada na disputa para o Governo do Estado este ano, poderá ser modificada hoje na reunião do diretório estadual. De um lado, a ala radical do PT, liderada pelo deputado federal Nazareno Fonteles, rejeita que o partido apoie qualquer outro candidato que não seja o secretário estadual de Educação, Antônio José Medeiros. Do outro lado, o presidente regional do PT, o deputado estadual Fábio Novo, comanda o grupo que deseja respeitar a indicação do governador, mesmo que ela tire dos petistas o cabeça de chapa.

O presidente da Cepro (Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí) e membro do PT, Oscar de Barros, questiona ?quando o PT disse que apoiaria outro nome??. Segundo ele, o partido sempre se posicionou com candidato próprio.

?Não estamos sendo contraditórios e nem temos desejo de confrontação com o governador. Só não consigo entender por que um partido que lidera o progresso administrativo no Estado e tem a aceitação popular que possui, na hora da sucessão diz que é outro que dará continuidade ao projeto?, argumenta Oscar.

O diretório regional é composto de 45 membros. A formação é proporcional à votação obtida pelos candidatos que concorreram à presidência e, nesse caso, o poder de decisão é dividido entre cinco correntes: Movimento PT, que conta com a deputada estadual Flora Izabel; Articulação Esquerda, comandada deputado estadual Cícero Magalhães, e Democracia Socialista, liderada pelo vereador Dudu, apoiam Dias como candidato ao Senado e aceitam que o nome escolhido pela base não seja do PT.

Já a tendência Articulação Pela Base, liderada pelo presidente do Detran, Jesus Rodrigues, e por Oscar de Barros, quer Wellington no Senado, mas não abre mão de Antônio José como candidato a governador.

A última corrente, do presidente do PT e de Wellington Dias, Articulação Unidade na Luta, também tem como integrantes a secretária estadual de Administração Regina Souza, o secretário de Saúde Assis Carvalho, Medeiros e o próprio Nazareno que, assim como o deputado estadual João de Deus, discordam da condução do processo sucessório feita por Dias.

Para Fábio Novo, se for necessário fazer uma votação com o objetivo de alterar a decisão de respeitar os critérios defendidos pelo governador, as tendências que apoiam Dias ainda terão maioria.(S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES