PT lidera disputa pelo governo de Minas, aponta Datafolha

PT lidera disputa pelo governo de Minas, aponta Datafolha

Ex-ministro Fernando Pimentel, candidato do PT com Dilma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo de Minas Gerais, lidera a disputa com 13 pontos à frente de seu principal oponente, o também ex-ministro Pimenta da Veiga, candidato do PSDB.

A primeira pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas, realizada entre terça (12) e quinta-feira (14), mostra o petista com 29% das intenções de voto, contra 16% do tucano, indicado pelo senador Aécio Neves (PSDB).

Os indecisos são maioria: 31%. Outros 14% pretendem votar branco, nulo ou em nenhum nome. Por enquanto, 45% dos eleitores não têm candidato em Minas.

Em terceiro lugar, com 4%, aparece o candidato do PSB, o ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado (PSB). Os outros quatro candidatos somam 5%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%.

ESTRATÉGIAS

Pimentel e Pimenta polarizam a disputa com estratégias diferentes.

A tática do PSDB é nacionalizar a disputa e, de alguma forma, associá-la ao plano nacional, já que Aécio, a maior referência dos tucanos em Minas, trava uma disputa com o PT pela Presidência da República.

Pimenta colou sua imagem à de Aécio e procura sempre vincular as questões locais às dificuldades econômicas do país sob a gestão do PT.

Em discurso, o tucano tem priorizado questões federais que afetam o Estado, apontando falta de investimentos federais em Minas, como em segurança pública. Já é quase um mantra na campanha Pimenta dizer que com "o presidente Aécio eleito, isso mudará.

Enquanto isso, Pimentel mantém seu discurso regionalizado e menos colado na imagem da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Essa vinculação é menos explícita porque a Pimentel interessa mais enfatizar as dificuldades da gestão de quase 12 anos do PSDB em Minas.

Pimentel fala, por exemplo, do peso que o governo estadual do PSDB impõe às prefeituras municipais ao compartilhar com elas despesas operacionais da Polícia Militar, como combustível ou locação de imóveis.

Na próxima semana, quando começar a propaganda eleitoral no rádio e na TV, os candidatos se tornarão mais conhecidos. Os tucanos esperam reação de Pimenta, até porque ele é o que terá mais tempo disponível.

O tempo de programa dele será de 8min05 por bloco, enquanto Pimentel terá 5min52. Pimenta terá direito ainda a 219 inserções durante o período da propaganda diária, contra 158 de Pimentel.

REJEIÇÃO E SENADO

O candidato mais rejeitado, segundo o Datafolha, é Fidelis (PSOL). Não votam nele 16%. O tucano Pimenta aparece em segundo, com 14% de rejeição, seguido pelo petista Pimentel e por Cleide Donária (PCO), 10% cada um. A rejeição de Tarcísio Delgado é de 9%.

O ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com folga a corrida pela cadeira mineira em disputa para o Senado. Ele tem 46% das intenções de voto, contra 7% do empresário Josué Alencar (PMDB), segundo colocado. Josué é filho do ex-vice-presidente José Alencar, morto em 2011.

Outros 25% dos eleitores não sabem em quem votar para o Senado. Os que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato somam 12%.

O Datafolha ouviu 1.238 eleitores em 50 municípios. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), com o número 00063/2014, e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 00357/2014.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES