PT se reúne com governador e Dias aponta para permanência

Antônio José admitiu que a reunião solicitada por Nazareno entre os membros do diretório está marcada para acontecer neste domingo, 14.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do presidente regional do PT, o deputado estadual Fábio Novo, garantir que a corrente radical encabeçada pelo deputado federal Nazareno Fonteles (PT) não tem força para produzir mudanças no direcionamento político da sigla, o mal-estar causado pelas declarações do petista geraram reações imediatas na cúpula do partido. Um dos efeitos da recusa pública de Nazareno em apoiar o senador João Vicente Claudino (PTB) se ele for o candidato a governador escolhido pela base, foi a decisão do PT em adiantar a reunião do diretório regional. A outra, cujo conteúdo ainda é oficialmente sigiloso, aponta para a permanência do governador Wellington Dias no cargo após uma reunião a portas fechadas com as principais lideranças da sigla.

Questionado sobre o conteúdo das três horas de conversa realizada na tarde de ontem na casa de Dias, o secretário estadual de Educação e pré-candidato do PT ao Governo, Antônio José Medeiros, esquivou-se, ressaltando que o conteúdo é ?interno entre companheiros de partido?. Além de Medeiros e Fábio Novo, o secretário de Saúde, Assis Carvalho, a secretária de Administração, Regina Sousa e o ex-secretário de Fazenda, Antônio Neto, marcaram presença no encontro com o chefe do Executivo estadual.

Antônio José, no entanto, admitiu que a reunião solicitada por Nazareno entre os membros do diretório está marcada para acontecer neste domingo, 14. A data inicial anunciada por Novo para avaliar as decisões do PT na sucessão eleitoral - dia 21 - foi atropelada pela urgência em unificar, pelo menos publicamente, o discurso petista ?O governador precisa estar embasado na posição do partido antes da reunião que definirá o candidato no dia 19. A tradição do PT é ter decisão coletiva?, pontua Medeiros, lembrando que a instância máxima do partido, o diretório, composto por 11 membros, se reúne em ocasiões ?especiais?.

Fábio Novo pondera que o partido é democrático, mas a voz de Fonteles é minoria e não deverá causar mudanças no percurso da legenda. ?Na carta que entregamos ao governador na semana passada, o Nazareno já havia manifestado que discordava do termos que colocamos, onde dizíamos que o PT não seria empecilho para a união da base. Ele foi vencido pelo voto?, lembrou Novo. O ?entendimento? entre Dias e o vice-governador Wilson Martins (PSB), também confirmado pelo deputado, que preferiu não dar detalhes do acordo que poderia facilitar a saída do governador para disputar uma vaga no Senado.

O governador também negou ontem, durante visita à sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, que haja um ?desgaste? na condução do processo sucessório na base aliada, e destacou ainda que o diretório nacional do PSB não deverá ter peso para intervir na decisão de Wilson Martins. ?Estou otimista?, disse, referindo a um entendimento com o vice. Mesmo sem desgaste, a coordenação do atual cenário político piauiense foi classificada por Wellington como responsável por algumas ?dificuldades? na acomodação dos interesses dos 12 partidos e quatro pré-candidatos. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES