PT tem quatro possíveis nomes para sucessão presidencial

PT tem quatro possíveis nomes para sucessão presidencial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lula j? deixou claro que o PT n?o deve descartar a possibilidade de apoiar um aliado na sucess?o de 2010. Em conversas reservadas, ele cita o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) como a primeira op??o no cen?rio feito hoje. J? o PT lutar? para que a cabe?a de chapa de eventual alian?a seja do partido. Se n?o der, pregar? que v?rias for?as do campo lulista lancem seus postulantes.

Entre as tend?ncias do PT, ? majorit?ria a opini?o de que o partido tem atualmente quatro poss?veis postulantes: a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Na maior parte do partido, dois nomes que constam da lista de Lula n?o fazem sucesso: os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Justi?a). Tarso encabe?a o grupo que responsabiliza a antiga c?pula do PT pelos esc?ndalos que demoliram o at? ent?o propalado pilar ?tico do partido.

Uma tabelinha entre Tarso e Dilma para preencher cargos de segundo escal?o e influenciar decis?es do governo tornou a ministra pouco popular na burocracia partid?ria. Lula, entretanto, prefere a eventual candidatura de Dilma ? de Marta.

Se um ministro for o candidato, Patrus ? o nome em que o PT apostaria suas fichas -coordenador do Bolsa-Fam?lia, ele incrementar? os recursos de sua ?rea a partir de 2008.

J? as boas rela?es de Pimentel com o PSDB n?o s?o bem vistas por setores do PT. Amigo de Lula, Jaques Wagner ser? lembrado como o primeiro na fila dos governadores se sua gest?o for bem-sucedida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES