“Que bala perdida é essa?”, questiona Lula sobre a morte de Eloah

No sábado (12), ela foi atingida por um tiro dentro de casa, enquanto brincava no quarto, na comunidade conhecida como Cova da Onça, no Morro do Dendê, no RJ

“Que bala perdida é essa?”, questiona Lula sobre a morte de Eloah | CanalGov
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda consternação diante do trágico falecimento da pequena Eloah Passos, de apenas cinco anos de idade. No último sábado (12), a menina foi vítima de um disparo ocorrido no interior de sua residência, enquanto se encontrava brincando em seu quarto. O incidente aconteceu na comunidade situada na área conhecida como Cova da Onça, localizada no Morro do Dendê, no estado do Rio de Janeiro. 

“Que bala perdida é essa? Alguém atirou para aquele lado, essa bala não se perdeu. Essa bala foi atirada para aquele lado para atingir alguém e pegou uma criança de cinco anos de idade. Aonde é que a gente vai parar com esse tipo de comportamento, de violência? E muitas vezes é a própria polícia que atira”, afirmou Lula, nesta segunda-feira (14), durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.  

Eloah foi atingida durante conflito causado pela chegada de policiais militares para dispersar uma manifestação de moradores contra a morte de Wendel Eduardo, de 17 anos, em uma ação da Polícia Militar (PM) no Dendê, que tinha ocorrido mais cedo. O Comandante do batalhão da PM na Ilha do Governador foi afastado. 

“Quando a gente fala assim as pessoas pensam que a gente é contra a polícia. Não somos contra polícia não, nós queremos policiais bem preparados, bem instruídos, com bastante inteligência. Agora, o que não pode é sair atirando a esmo, sem saber para onde atira. Porque a bala perdida é um pouco isso: eu atirei em alguém e matei outra pessoa. Que brincadeira é essa? Esse país não precisa disso”, argumentou o presidente.

Ao abordar o incidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez comentários enquanto discorria sobre as potenciais trajetórias de crescimento econômico do Brasil e aprimoramento das condições de vida da população. Além disso, enfatizou a necessidade premente de cultivar uma cultura de paz, tanto a nível nacional quanto global. Durante um evento realizado na semana anterior no Rio de Janeiro, o presidente já havia expressado críticas contundentes em relação às tragédias envolvendo a morte de inocentes por intervenção policial. Ele ressaltou veementemente que é essencial não estigmatizar indivíduos de baixa renda como criminosos, reiterando a importância de evitar tal associação infundada.

"O povo da periferia precisa ser tratado com respeito para que nunca aconteça o que aconteceu com um menino que foi assassinado por um policial despreparado", frisou Lula. "A gente não pode culpar a polícia, mas a gente tem que dizer que um cidadão que atira num menino que já estava caído é irresponsável e não estava preparado do ponto de vista psicológico para ser policial”, acrescentou, na ocasião.

O comentário foi em relação ao menino Thiago Menezes, de 13 anos, que morreu durante operação policial no último dia 7, na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES