Quintão desiste da disputa para líder do PMDB e vai apoiar Picciani

O anúncio é uma vitória do governo e uma derrota para Eduardo Cunha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Leonardo Quintão (MG) afirmou nesta sexta-feira (22) que desistiu de disputar a liderança do PMDB na Câmara.

O parlamentar mineiro, que lançou candidatura independente, anunciou que agora que deixou a disputa interna irá apoiar o atual líder do partido, deputado Leonardo Picciani (RJ).

Com a desistência de Quintão, permanecem na corrida pela liderança do PMDB Picciani e o deputado Hugo Motta (PB), que conta com o apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A candidatura de Motta é uma tentativa de enfraquecer a recondução de Picciani ao comando da bancada. A intenção de Cunha e seus aliados era de que houvesse, ao menos, três candidatos na eleição interna marcada para ocorrer em 17 de fevereiro.

Os deputados do PMDB – que integram a maior bancada da Câmara – estão divididos desde que Picciani foi destituído do comando da legenda no fim do ano passado por peemedebistas que fazem oposição à presidente Dilma Rousseff. Poucos dias depois, o deputado fluminense conseguiu retomar o posto.

Os dissidentes criticam a aproximação do líder com o Palácio do Planalto. O episódio que deflagrou a insurgência na bancada do PMDB foi a decisão de Picciani de indicar apenas deputados afinados com o governo para a comissão especial que analisará o impeachment da presidente da República.Quintão relatou que decidiu desistir de concorrer à liderança depois que o vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, pedir "um ato para unir o partido".

"Conversei com Temer e ele pediu ato para unir o partido. Ele não pediu para apoiar Picciani, pediu para unir o partido. Depois que Cunha lançou a candidatura do Hugo Motta, isso trouxe mais uma ruptura ao partido e eu fui motivado pelo Michel a unir o partido", ressaltou o deputado mineiro.

"A maneira que vi para fazer isso é apoiando o Picciani. Isso irá trazer unidade na liderança e na convenção do partido, em torno do Michel Temer", complementou.Leonardo Quintão disse que Hugo Motta é uma "excelente pessoa", mas que a entrada do deputado da Paraíba na eleição interna apadrinhado por Cunha traz mais ruptura ao partido. Segundo ele, não é Motta quem conseguirá unir a legenda.

DISPUTA SEM IDEAIS'

Na tarde desta sexta-feira, a assessoria de imprensa de Leonardo Quintão divulgou duas notas à imprensa. Em uma delas, o deputado anuncia oficialmente a decisão de desistir da disputa pela liderança do PMDB. No comunicado, ele diz que se recusa "a fazer parte de uma disputa sem ideais" e de "uma guerra entre aliados".

O parlamentar destacou, ainda, que "o ódio não deve ser motivador da escolha de um líder" e argumenta que Picciani se comprometeu, se for reeleito líder, a contemplar as diversas alas do PMDB e a "compor com proporcionalidade a comissão que irá analisar o impeachment, contemplando as alas favoráveis e contra".

"Essa composição será determinante para o equilíbrio, uma vez que no passado, tal seleção gerou profundas rupturas e insatisfação, principalmente na minha relação com o deputado Picciani que sempre foi de amizade e confiança", escreveu Quintão.Em outra nota, o deputado de Minas diz que a decisão foi motivada como "um passo para o equilíbrio de forças internas" e que não foi sondado e tampouco está disponível para ocupar um ministério.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES