Rafael Fonteles defende institucionalização do Fórum dos Governadores 

Rafael Fonteles defende mais força política para poder revisar o pacto federativo.

Rafael Fonteles participa do Ciclo de Eventos do Comsefaz | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador eleito Rafael Fonteles foi um dos palestrantes do Ciclo de Eventos do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal)realizado nesta quarta-feira (07), em Natal (RN). 

evento teve como tema central "Fórum dos Governadores - A importância da sua institucionalização para o fortalecimento do federalismo brasileiro", e antecedeu a 39 Reunião Ordinaria do Comsefaz, que acontece nesta quinta-feira.

Governador eleito Rafael Fonteles no Ciclo de Eventos do Comsefaz (Divulgação)

Ex-presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles defendeu a institucionalização do Fórum dos Governadores. “Dessa forma teremos mais força política para poder revisar o pacto federativo, que é uma preocupação enorme, pois os estados estão aumentado suas responsabilidades com a implementação de políticas públicas e a prestação de serviços essenciais à população, mas os recursos estão cada vez mais concentrados na União. Isso precisa ser revisto, a descentralização dos recursos é necessária para o equilíbrio das finanças estaduais e melhoria dos serviços públicos”, afirmou.

Rafael Fonteles falou sobre equilíbrio e responsabilidade fiscal (Divulgação)Rafael ainda falou sobre equilíbrio e responsabilidade fiscal, citando como exemplo o estado do Piauí, que conseguiu em um cenário de pandemia, manter o equilíbrio das contas públicas e realizar investimentos com benefícios concretos para a população. O governador eleito também colocou em pauta o seu ponto de vista sobre a importância e urgência da Reforma Tributária.

Também participou do seminário como palestrante o professor Francisco Lopreato, da Universidade de Campinas, que fez uma exposição sobre a baixa institucionalidade dos estados na atual configuração federativa. A mediação do debate foi conduzida pelo diretor institucional do Comsefaz, André Horta.

Senador eleito, Wellington Dias, participou da abertura do Ciclo de Eventos do Comsefaz (Divulgação)O senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias, participou da abertura do evento com um vídeo falando da experiência na coordenação do Fórum Nacional dos Governadores. O evento também contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; do presidente do Comsefaz e secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco, Décio Padilha; e do secretário de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES