Rafael Fonteles dispara: “Tudo o que conquistei foi do zero”

Sobre as eleições de 2022, o secretário diz estar à disposição da base aliada: “Há sim motivação, vontade”.

Sobre as eleições, o secretário diz estar à disposição da base aliada: "Há sim motivação, vontade". | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De aluno exemplar a empreendedor de sucesso, o secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, traz consigo uma bagagem impressionante no mundo da educação e dos negócios, e agora, replica experiências da iniciativa privada na gestão pública, pautando no diálogo, na expertise e intercâmbio entre os entes federativos, um modelo de administração equilibrado e com o foco na expansão da capacidade de investimentos. Afinal de contas, nenhum Estado chega ao desenvolvimento, sem investir. Ao ielcast, Fonteles dá detalhes sobre sua trajetória, vida pessoal, negócios e traz revelações políticas. O novo episódio do podcast apresentado por Ieldyson Vasconcelos já está disponível no canal ielcast no YouTube, assim como nas principais plataformas de aúdio, além do Meio Norte+

Rafael Fonteles como você nunca viu no ielcast (Foto: Reprodução)

Na entrevista, Fonteles explicita a sua paixão pela matemática e tecnologia, e o quão sua infância foi especial, contando com o apoio irrestrito da família formou-se como bacharel em matemática aos 19 anos, mas aos 17 ele já desenvolvia sua 'veia empreendedora' ao começar sua primeira empresa, um cursinho preparatório, curso que ganhou notoriedade e com o passar dos anos se tornou uma dos maiores e mais bem sucedidos grupos de ensino do Norte e Nordeste. 

Ao apresentador Ieldyson Vasconcelos, o secretário de Fazenda pontua que chegou a representar o país em Olímpiadas de Física, Química e Matemática, conquistando, inclusive, as primeiras medalhas do país nas competições. "Foi uma infância muito feliz, sempre tive a oportunidade de conviver muito com os meus amigos do colégio em casa também, então são os meus amigos de até hoje. A gente viveu um período muito saudável, tive a oportunidade de estudar numa escola muito boa.  Eu gostava muito de tecnologia, mas senti que a matemática me desafiava mais. Representei o país. Tivemos a oportunidade de tirar a primeira medalha da história do Brasil em física e em química. É uma experiência com 17 anos você poder representar o país, isso me possibilitou conhecer um mundo diferente. Essa experiência contribuiu muito para a liderança", disse. 

Com o estigma de 'nerd' até os dias atuais, o presidente do Comsefaz não se limita, nem mesmo se encaixa num rótulo, e inclusive, pontua que gosta muito de uma festa.  Porém, como em tudo na sua vida, Fonteles mostra o equilíbrio em equacionar diversão e trabalho, desmistificando ainda no ielcast de que tudo o que construiu foi com a ajuda do pai político (Nazareno Fonteles). O secretário de Fazenda é enfático ao pontuar que 'tudo o que conquistou foi do zero'

"Inevitavelmente você sofre esse estigma, mas depois as pessoas percebem que você tem esse lado brincalhão, de gostar de festas. Aos 17 anos comecei minha primeira empresa. Abri um cursinho de revisões de questão aos domingos, eu dava muita aula particular. Fazia mestrado no Rio (de Janeiro), mas eu vinha todos os finais de semana, dava aula sábado e domingo. Eu dava aula de matemática, física, e química. Tudo que conquistei em matéria de empresas, negócios, profissão, foi do zero, um tijolinho de cada vez". 

"Meu pai sempre conseguiu preservar sua vida particular" 

Rafael Fonteles, além do amor pelos estudos, herdou do pai o interesse pela política, mas é enfática ao afirmar que só entrou na vida pública depois que o pai, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles, saiu. 

"Meu pai sempre conseguiu preservar a vida particular dele, sempre preservava para que a gente tivesse uma vida tranquila, isso nunca nos afetou, a gente só se envolvia mais na época da campanha". 

Secretário relata os primeiros encontros com Lula (Foto: Reprodução)

Petista histórico, Nazareno sempre foi muito querido na legenda, e é baseado no exemplo, convicção e coerência do pai, que Rafael Fonteles norteia sua carreira política. Ao ielcast, Rafael indica, inclusive, que o ex-presidente Lula costumava frequentar a casa da sua família quando vinha ao Piauí. "Lembro dele lá em casa com 8,9 anos, meu pai recebia o Lula lá em casa". 

Convite para a Secretaria de Fazenda 

Com apenas 29 anos, Fonteles foi convidado para assumir a Secretaria de Fazenda, uma das pastas mais importantes de qualquer administração e que mexe diretamente com as demais pastas, apesar do imenso desafio, aceitou prontamente. Ao ielcast, Rafael sinaliza para as decisões difíceis que teve que tomar como o ajuste no custeio, o cumprimento estrito da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e também uma pequena redução na máquina. 

Os encaminhamentos direcionaram o Estado ao menor endividamento da sua história e a um recorde nos investimentos em um único ano.  "O governador me ligou, já tinha saído umas notinhas, eu fui na casa dele, e aceitei de pronto. Como tudo na minha vida foi muito precoce, foi mais uma das coisas precoces que aconteceram". 

De acordo com o secretário de Fazenda, o governador Wellington Dias (PT) caminha para ter sua melhor gestão, chamando a atenção para os avanços nos diversos setores, como na produção de energias renováveis, em que hoje o Piauí é um dos maiores do país. "Só as placas de São Gonçalo (do Gurgueia) produzem 4 vezes mais do que a Usina de Boa Esperança". 

Gestão federal 

Presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Rafael Fonteles teceu críticas severas à gestão Jair Bolsonaro (PL), indicando que todos os governadores têm problemas com o presidente da República.  “O governo Bolsonaro é um desastre”, disse. 

Ademais, na entrevista ao jornalista Ieldyson Vasconcelos, atribui o número exorbitante de mortes pela Covid-19 a política adotada  pelo Governo Federal no início da pandemia, em que teria ido contra o que a ciência apontava. "Quem comprou a vacina foi o brasileiro e o Governo negou a ciência”. 

Questionado no podcast, Fonteles disse que Lula teria lidado melhor com a crise sanitária. “Se o Lula estivesse no Governo, ainda teria 200 mil vidas preservadas na pandemia”. 

O ielcast é ancorado por Ieldyson Vasconcelos (Foto: Reprodução)

Oposição no Piauí

Ao ielcast, Fonteles pontuou que a oposição está tentando esconder Bolsonaro, mas que em todo o país haverá o grupo ligado a Lula e aquele relacionado ao atual presidente. "Tem gente querendo esconder, eu duvido que tenha um que vai botar, vão esconder, ou até tentar botar com o Lula pra enganar o povo, tem gente esperta de todo o jeito". 

De acordo com o secretário de Fazenda, as pessoas 'estão esperançosas' com a possibilidade do ex-presidente Lula retornar. Sobre uma terceria via, ele disse que acredita que haverá diversos candidatos, mas eles não conseguirão se viabilizar. "Eles vão se candidatar mas não serão viáveis”, frisou. 

Vai ser candidato ao Governo? 

O secretário evita se colocar como pré-candidato ao Governo do Piauí, mas admite seu nome está à disposição do partido e se sente pronto para o desafio. "A gente sempre coloca que a questão eleitoral a gente debate no ano que vem, é uma determinação do governador Wellington Dias, claro que o debate político está em todo lugar, mas o debate eleitoral fica para ano que vem; eu já disse que estou à disposição do partido, da base aliada para essa decisão que vai ser tomada ano que vem, do ponto de vista de se considerar capacitado, motivado, há sim essa motivação; do ponto de vista de disposição do nome, de vontade, acreditamos que podemos contribuir sim", complementou. 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES