Rafael Fonteles lança hoje programa para acelerar vacinação e cirurgias

O governador Rafael Fonteles irá anunciar as cirurgias que serão realizadas e quais serviços serão implantados nos hospitais

Rafael | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí lança, nesta quinta-feira (23), o “Programa Saúde em Dia”. O objetivo é acelerar ações da saúde no estado, como vacinação e cirurgias eletivas, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais. 

A solenidade vai acontecer no Palácio de Karnak, a partir das 12h. Na ocasião, o governador Rafael Fonteles irá anunciar as cirurgias que serão realizadas e quais serviços serão implantados nos hospitais.

Rafael Fonteles lança hoje programa para acelerar vacinação e cirurgias

A exemplo do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo Governo Federal, o Piauí quer, através do Programa Saúde em Dia, mobilizar a sua população com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais, tanto contra a Covid-19 como em outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Em todo o Brasil, a pandemia da covid-19 teve um impacto significativo em diversas áreas relacionadas a saúde da população. Com a disseminação do vírus, muitas pessoas deixaram de comparecer aos postos de saúde para receber as vacinas de rotina, levando a uma diminuição da cobertura vacinal e, consequentemente, a um aumento no número de casos de doenças imunopreviníveis.

“Esse cenário é especialmente preocupante, já que a imunização é uma das principais estratégias para prevenir doenças infecciosas e suas complicações”, afirma o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Cirurgias

Além disso, com a suspensão temporária de muitos procedimentos cirúrgicos durante a pandemia, devido à sobrecarga do sistema de saúde, diversos pacientes que aguardavam cirurgias eletivas tiveram seus procedimentos adiados, o que ocasionou um aumento na fila de espera por cirurgias eletivas.

“O Saúde em Dia tem três importantes pilares: o aumento da cobertura vacinal, para que a nossa população não mais seja acometida pelas doenças imunopreviníveis; a diminuição na fila de espera por cirurgias eletivas através do plano estadual de cirurgias eletivas, evitando, dessa forma, complicações pela demora dos procedimentos cirúrgicos e melhorando a qualidade de vida da população, e a implantação de novos serviços nos hospitais”, explica o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES