Recontagem de votos tira vaga do ex-BBB Jean Wyllys na Câmara de deputados; cabe decisão

O motivo da recontagem se deve ao fato de o partido não ter alcançado o quociente eleitoral

Ex-BBB Jean Wyllys | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello determinou nesta terça-feira (7) que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) refaça o cálculo dos votos dos deputados federais da bancada do PT do B do estado. Cabe recurso à decisão.

O motivo da recontagem se deve ao fato de o partido não ter alcançado o quociente eleitoral, calculado em 173,8 mil votos (número mínimo de votos que o partido precisa para eleger um deputado no estado) depois que 18 candidatos da legenda tiveram os registros indeferidos e, portanto, os votos recebidos por eles foram considerados nulos.

O ministro Marco Aurélio, porém, decidiu que os votos dos candidatos barrados deveriam ser contados para o partido. Com isso, o PT do B recuperou os votos que haviam sido considerados nulos, fazendo com que o candidato Cristiano José Rodrigues de Souza passasse à condição de eleito, com 29.176 votos válidos.

A mudança no quociente eleitoral provocou alteração na bancada de outro partido. No PSOL, o ex-BBB Jean Wyllys, que havia sido considerado eleito, deve ficar de fora da Câmara dos Deputados.

O G1 tentou contato com o presidente do PT do B no Rio de Janeiro, Vinicius Cordeiro, não atendeu às ligações do G1. A reportagem não localizou o ex-BBB Jean Wyllys.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES