Redes sociais podem complicar candidatos em eleições 2012

Essas redes ditam o quê ou quem está “na moda”, e a repercussão de informações e opiniões é imediata

Eleições 2012 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada vez mais as mídias sociais têm sido o foco e o meio pelo qual as pessoas se comunicam sobre qualquer assunto, seja esporte, música ou até mesmo a política. Essas redes ditam o quê ou quem está "na moda", e a repercussão de informações e opiniões é imediata, chegando aos celulares e computadores de grande parte dos usuários em segundos. E nas eleições municipais deste ano não será diferente: a grande maioria dos pré-candidatos da cidade de São Paulo tem perfis em redes sociais como o Twitter e o Facebook, e mostram a importância dessas ferramentas para as eleições de outubro.

Por votos, candidatos buscam especialistas em redes sociais

O pré-candidato do PSDB José Serra é o líder em "popularidade" no Twitter. O tucano e ex-prefeito de São Paulo está perto de alcançar 1 milhão de seguidores no microblog, o que deve acontecer nos próximos meses durante a campanha eleitoral. Já na outra ponta do "ranking" aparece o petista Fernando Haddad, que ainda não tem um Twitter oficial. Porém, o ex-ministro da educação deve criar seu perfil no microblog em breve, já que o PT deixou bem claro que a campanha do candidato será voltada para o público jovem e terá como tema a "renovação".

Netinho de Paula (PSDB), Soninha Francine (PPS), Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB) são bastante atuantes na rede social e frequentemente publicam postagens para seus seguidores.

Para se ter uma ideia do alcance da internet no Brasil, o Ibope, em parceria com a Nielsen Online, divulgou uma pesquisa na segunda-feira passada afirmando que o número de pessoas com acesso à web no País chegou a 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012: um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2011. Considerando os dados recolhidos pelo censo demográfico de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa do Ibope indica que aproximadamente 43% dos brasileiros têm acesso à internet.

Os números crescem diariamente e a importância das mídias sociais no cotidiano das pessoas também. E é assim que os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo tentam se aproximar de seus eleitores e da imprensa por meio do Facebook e, principalmente, do Twitter. "A internet é inescapável. É uma arena de pesquisa, mas há muito trabalho a ser feito. Os profissionais bem preparados usam a internet a seu favor e ela permite entender o eleitorado, produzir conhecimento e movimentar a militância", afirmou Gabriel Rossi, especialista em marketing digital.

Rossi vai além e acredita que um simples post nas redes sociais pode decidir uma eleição, seja ele a favor ou contra o candidato. "As mídias sociais têm influência na grande mídia e os candidatos de grandes cidades "juniorizaram" o trabalho de internet. O impacto que ela possui é muito grande e não há espaço para amadorismo", afirmou o especialista.

Para ele, as mídias sociais permitem ao candidato conhecer mais seu público e passar a tratá-lo de maneira diferente do que ocorre na televisão ou no rádio. "O maior problema dos candidatos é que não prestam atenção no comportamento e seguem a tecnologia como loucos no lugar de seguir o comportamento. Por isso que quem quiser se diferenciar terá que inovar. Eles (candidatos) buscarão a audiência na influência do militante. Os jovens são formadores de opinião e confiam nos amigos, e não nas instituições".

Lei Eleitoral

Tendo em vista a seriedade e a importância da internet na divulgação de planos de governo e contato com o eleitor, alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) criaram centrais de denúncias, com telefones específicos e postos de atendimento, para comunicação do uso ilegal das mídias. Entretanto, eles apenas recebem o relato e encaminham ao Ministério Público para que a denúncia seja formalizada.

Para regulamentar essas denúncias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu qualquer candidato ou pré-candidato a fazer propaganda eleitoral pelo Twitter antes do dia 6 de julho. O ex-candidato à vice-presidência da República em 2010 pelo PSDB, Índio da Costa, inclusive, foi multado em R$ 5 mil na época por "veicular mensagem eleitoral antes do período permitido pela legislação" a favor do então candidato do PSDB, José Serra.

"O uso das mídias sociais traduz-se em grande oportunidade de atender um público novo. São eleitores conectados com as novas tecnologias e que possuem um grande poder de difusão de informação", afirmou a assessoria de imprensa do TSE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES