Reforma política está “resolvendo o problema deles”, diz Edvaldo

Ele se posicionou sobre a reforma política em tramitação na Câmara

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Edvaldo Moura, se posicionou sobre a reforma política em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o desembargador, a medida que até agora tem como principais pontos aprovados o fim da reeleição e a inserção na Constituição das doações de empresas privadas para campanhas eleitorais, atende aos interesses dos parlamentares e não da sociedade que busca ser melhor representada na classe política do País.

“Eu tenho a impressão, respeitando os que de fato ali estão trabalhando, que essa reforma me parece que está resolvendo os problemas deles, dos deputados e senadores. Ela não está resolvendo, como a gente gostaria, o problema verdadeiro da democracia representativa que nos norteia e que de fato a cada dia vem querendo se aperfeiçoar”, disse Edvaldo Moura.

O desembargador reforçou ainda manifestação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, contra a coincidência de mandatos e eleição apenas a cada cinco anos no País. “Nós estamos buscando o aperfeiçoamento, aprimoramento do ato cívico de votar.

Você imagina passar cinco anos sem votar. Nós estamos empenhados com um movimento chamado Tribunal Cidadão que não só se preocupa com a rotina burocrática da Justiça Eleitoral, do alistamento à diplomação dos eleitos, mas tem uma preocupação muito mais interessante e que vem de encontro aos interesses da população. É a preocupação do voto livre e consciente. E o eleitor só aprende a votar votando. Se ele passa cinco anos para votar, há dificuldade para que de fato ele entenda o sentido e a importância do voto”, sustentou Edvaldo.

O presidente do TRE-PI disse ainda ser quase impraticável a realização de uma eleição com mais de dois milhões de candidatos – de vereador a presidente – em um único dia em todo País.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES