Regina Sousa diz que suspensão do Proaja foi “cruel demais”

Governadora Regina Sousa disse que o TRF1 fez justiça.

Regina Sousa | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa comentou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que determinou o retorno do PROAJA e disse que foi uma decisão justa. Ela falou que foram muitas visitas e reuniões virtuais com desembargadores onde foram expostas as questões de que encerrar o programa não era razoável.

A governadora disse que encerrar o programa é tirar a segunda chance de alfabetização dessas pessoas que não aprenderam a ler na idade certa. "O prejuízo com o encerramento seria muito maior, pois o programa treinou 10 mil professores", disse, enfatizando que agora vai se reunir com técnicos para retomar o programa e recuperar o tempo em que ficou suspenso. "Vamos ter dificuldade de trazer o aluno de volta à sala de aula", disse.

A governadora disse que numa audiência com a desembargadora argumentou que encerrar o programa é tirar dos alunos a segunda chance. "É cruel demais e não justifica. Pode ter erros, mas existe um filtro e o pagamento só é efetuado mediante presença e avaliação que é feita no início, no meio e no fim do programa", disse, declarando que 30 mil alunos já estão prontos para o teste final. "São pessoas que iam se matricular no EJA e esperamos que elas consigam fazer a matrícula e continuem estudando", disse.

Governadora comemorou decisão da Justiça (Gabriel Paulino)

A governadora disse que foi uma ação meramente política. "É muita crueldade parar um programa desse por conta de denúncias em que o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE) já diminuiu o número de alunos. Suspender foi drástico e não fomos ouvidos", disse.

Ela disse que o acirramento político pesou, pois já havia uma tentativa junto ao Tribunal de Contas da União para encerrar o projeto e ele disse que o prejuízo seria maior. "Essa decisão deveria servir de base. As pessoas podem denunciar e investigar, mas parar o projeto é cruel. São 156 mil pessoas, mesmo que tenham esses mortos dá pouco mais de 0,5%. O Auxílio Emergencial pagou 165 mil mortos e ninguém fez questionamento. Acredito que estão investigando para essas pessoas devolverem. É uma população de cidade grande e não ocorreu esse alvoroço todo", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES