Regina Sousa entrega farmácia e lavanderia para o Hospital Getúlio Vargas

Com a nova farmácia será possível que o remédio seja manipulado de acordo com a dose para o paciente.

Governadora entrega lavanderia e farmácia para HGV | Paulo Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

governadora Regina Sousa entregou, nesta quarta-feira, 28, a nova Farmácia Central e Dispensário de Medicamentos e a Lavanderia Hospitalar no Hospital Getúlio Vargas (HGV), que vão reduzir custos e também os riscos de infecções hospitalares. A solenidade contou com a presença da governadora Regina Sousa, so presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, do secretário da Saúde, Néris Júnior e de demais gestores públicos e do hospital.

Com a nova farmácia será possível que o remédio seja manipulado de acordo com a dose para o paciente, sem a necessidade do hospital adquirir mais medicamentos do que o necessário, gerando assim redução de custos. Tudo de acordo com as normas e padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Governadora Regina Sousa em nova farmácia do HGV (Paulo Barros)

“A indústria farmacêutica ainda não percebeu que é necessário fabricar remédios por unidade. Há remédios caríssimos em que a dose custa R$ 300 mil. Quando um paciente precisa tomar uma quantidade menor de medicamentos do que o comprado, o restante acaba indo para o lixo. Agora, com a Farmácia Central, não terá mais desperdício”, disse a governadora Regina Sousa, que pretende ampliar o sistema para outros hospitais do Piauí.

O secretário da Saúde, Néris Junior, frisou que os equipamentos inaugurados são muito avançados, trazendo mais segurança ao paciente e ao profissional de saúde. Eles custaram R$ 822.847, com obras realizadas pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e recursos do Tesouro Estadual.

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, destaca que a a farmácia tem um padrão internacional de segurança para o paciente e vai gerar economia para o Hospital. " Estou muito feliz como farmacêutico por inaugurar, aqui no HGV, essa unidade que vai oferecer um serviço de extrema qualidade, com uma prescrição segura, individualizada para cada paciente, com redução de custos", destaca o presidente.

 

Governadora Regina Sousa participa de solenidade de inauguração no Hospital Getúlio Vargas 

O farmacêutico Manoel Pinheiro, coordenador do Dispensário de Medicamentos do HGV, afirmou que a Farmácia tem cerca de 500m², funcionará 24 horas todos os dias, bem como possui uma equipe formada por farmacêuticos, auxiliares de farmácia e administrativos e técnicos de enfermagem. Além da Farmácia Central, o Hospital possui ainda duas farmácias satélites localizadas nas UTIs e no Centro Cirúrgico, para melhor atender aos pacientes.

Inaugurações no Hospital Getúlio Vargas (Paulo Barros)

“A farmácia é uma inovação, haja vista que vamos ter o preparo das doses, administrado na farmácia, sem necessidade de geração de estoque periférico, de medicamento na enfermaria, o que gera segurança maior ao paciente, além de redução de risco de infecção hospitalar por conta do preparo que acontece numa área específica para essa modalidade”, explicou Pinheiro.  

Primeiro hospital público a ter medicamento fracionado

O diretor do HGV, Osvaldo Mendes, destacou que o HGV é o primeiro hospital público do Piauí a ter medicamento fracionado e isso é um avanço muito grande, obedecendo às normas internacionais de farmacologia.  

Nova lavanderia do HGV (Paulo Barros)

Já, a nova lavanderia hospitalar ou Unidade de Processamento de Roupas (UPR) é responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas as unidades do hospital. “A lavanderia é importante porque participa de todos os setores. Sem ela o setor cirúrgico não funciona, nem a UTI, por exemplo”, informou Mendes.  

De acordo com a supervisora do serviço, a enfermeira Jaqueline Aragão, a Unidade de Processamento de Roupas (UPR) conta com lavadoras que reduzem o risco de infecções hospitalares. "O local possui três lavadoras, com capacidade de 100 kg de roupas cada uma, três centrífugas, quatro secadoras, uma calandra que auxilia no serviço de desinfecção dos enxovais cirúrgicos e de todas as roupas utilizadas no hospital. Além de oferecer o serviço de confecção e reparo dos enxovais, com seis máquinas de costura, contando com uma costuraria exclusiva do hospital. Com essa estrutura, será possível lavar 1.400 kg de roupas por dia, funcionando 24 horas", explicou a enfermeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES